Etapa 3 de um programa de 12 etapas. Segundo e terceiro passos

“Tomamos a decisão de entregar nossa vontade e nossas vidas a Deus conforme O entendemos.”

Nós passamos Passos Passos Um e Dois com nosso patrocinador – admitimos a derrota e demonstramos nossa vontade de tentar algo novo. Isso nos encheu de um sentimento crescente de esperança. Mas se não concretizarmos a nossa esperança agora, ela desaparecerá e voltaremos ao ponto de partida. O que fazer? Trabalhe na Etapa Três.

O foco do Terceiro Passo é a tomada de decisões. A ideia de tomar tal decisão pode nos irritar, principalmente se imaginarmos o que exatamente devemos decidir nesta etapa. Tomar uma decisão, qualquer decisão, é algo que muitos de nós não fazemos há muito tempo. Alguém sempre decidiu por nós - o nosso vício dependência, dos nossos patrões, da nossa negligência no final, porque não precisávamos de responsabilidade pelas nossas próprias decisões. Se somarmos a isso o conceito de entregar nossa vontade e nossas vidas a algo que muitos de nós NÃO entendemos no momento, então Muitos de nós Nós apenas pode podemos pensar que tudo isso não é para nós, e vai começar Vamos começar a pensar em como reduzir ou simplificar o trabalho no programa. Tais pensamentos são perigosos, porque se cortarmos o programa, então isso é o que somos Complicamos nosso processo de recuperação.

Resolver o Terceiro Passo pode ser uma tarefa muito complexa para ser resolvida de uma só vez. sentar-se momento. Nossos medos sobre no Terceiro Passo e os pensamentos perigosos causados ​​por eles podem ser acalmar reduza dividindo esta etapa em várias pequenas etapas individuais. O Terceiro Passo é simplesmente outra parte da nossa jornada para a recuperação. Tomar a decisão do Terceiro Passo não significa que devemos mudar repentina e completamente tudo o que constitui o nosso modo de vida. Mudanças fundamentais em nossas vidas acontecerão gradualmente à medida que trabalhamos sobre recuperação de acordo com o programa, mas todos exigem a nossa participação. Nós não deveríamos não precisamos ter medo de que este passo nos apresente algo para o qual ainda não estamos preparados ou de que não gostaremos.

Deve-se enfatizar que esta etapa nos oferece render nossa vontade e nossas vidas Cuidado Deus acessível ao nosso entendimento." como O entendemos. Estas palavras são especialmente importantes. Sobre No Terceiro Passo permitimos que alguém ou alguma coisa tomar cuidado sobre nós, e não para controlar nossas vidas ou gerenciá-las para nós. Este passo não espera que nos tornemos robôs irracionais, incapazes de viver as nossas próprias vidas, e não permite que aqueles de nós que dependem de tal irresponsabilidade se dêem este prazer. Não, tomamos uma decisão simples de mudar o nosso rumo, de parar de nos rebelar contra o curso natural e lógico dos acontecimentos nas nossas vidas, de parar de nos torturar tentando fazer com que o mundo inteiro gire à nossa volta. Concordamos que o Poder é maior do que nós mesmos a nossa vontade cuidará da nossa vontade e da nossa vida melhor do que nós. Continuamos o processo de cura espiritual começando a explorar o que exatamente a palavra “Deus” significa para nós pessoalmente.

Sobre Nesta etapa, cada um de nós terá que decidir o que queremos dizer quando pensamos em Deus. Nosso entendimento não deveria pode não ser absoluta ou completa. Não precisa ser como o de ninguém. Podemos descobrir que sabemos exatamente o que não pode ser Deus por nós, e tudo bem. A única coisa que é necessária é começar a nossa investigação, que, como nosso a recuperação nos permitirá aprofundar nossa compreensão. Nosso conceito de Deus evoluirá à medida que desenvolvimento impulsionado pelo crescimento nosso recuperação. Trabalhar no Terceiro Passo nos ajudará a descobrir o que funciona melhor para nós.

Tomando uma decisão

Como acabamos de dizer, muitos de nós podemos ficar sobrecarregados com a ideia de tomar uma grande decisão. Nós podemos sentir intimidado assustado ou chocado. Podemos temer os resultados ou suposta obrigação obrigações esperadas. Podemos pensar que isso tem que acontecer de uma vez por todas e temer que cometamos um erro ou que não tenhamos a oportunidade de fazer tudo de novo. Mas tomar a decisão de “entregar a nossa vontade e a nossa vida a Deus tal como O entendemos” é algo que podemos fazer repetidamente, diariamente, se necessário. Na verdade, é melhor tomar esta decisão devagar e com certeza, caso contrário arriscamos a nossa recuperação devido ao nosso excesso de confiança.

Naturalmente, tomamos esta decisão com o coração e a alma. E embora a palavra “decisão” signifique algo que acontece principalmente na nossa mente, devemos fazer algum trabalho para ir além da compreensão racional e fazer esta escolha com a nossa alma.

Por que tomar uma decisão é a coisa mais importante ao trabalhar nesta etapa?

Posso tomar essa decisão só por hoje? Tenho alguma preocupação ou reserva sobre isso? Quais exatamente?

Devemos compreender que tomar uma decisão e não executá-la é um absurdo. Por exemplo, uma manhã decidimos ir a algum lugar, depois nos sentamos e não saímos de casa o dia todo. Tal comportamento priva de sentido a decisão que tomamos anteriormente, e não importa mais que tipo de pensamento maluco nos confundiu.

O que exatamente eu fiz para seguir minha decisão?

O que exatamente na minha vida será difícil delegar? E por que ainda é tão importante fazer isso?

Teimosia

Terceiro Passo – Crítico O Terceiro Passo é uma consequência da crise, porque temos sido teimosos durante tanto tempo, privando-nos do direito de fazer uma escolha ou decisão. Então, o que é teimosia? Às vezes é uma recusa absoluta e isolamento das drogas. Estamos rompendo com nosso hermitismo e egocentrismo de longa data. Às vezes, a teimosia nos obriga a agir com base apenas em nossas próprias considerações. Ignoramos as necessidades e sentimentos das outras pessoas. Evitamos qualquer pessoa que de alguma forma viole o nosso direito de fazer o que desejamos. Somos como um furacão que varre a vida da nossa família, dos nossos amigos e de estranhos, e não nos importamos com a destruição que deixamos para trás. Se as circunstâncias não nos são muito favoráveis, tentamos mudá-las a qualquer custo para conseguirmos o que queremos. Tentamos insistir na nossa posição a qualquer custo. Ficamos tão dominados pelos nossos impulsos agressivos que perdemos completamente a consciência e o contato com o nosso Poder Superior. Para dar esse passo, cada um de nós deve compreender como a teimosia determinou nossas ações.

Como exatamente minha teimosia se manifestou? Quais foram meus motivos?

Como minha teimosia afetou minha vida?

Como minha teimosia afetou outras pessoas?

Admitir ser teimoso não significa desistir de alcançar objetivos ou de fazer mudanças em nossas vidas e no mundo que nos rodeia. Isto não significa que devamos aceitar passivamente a injustiça para conosco ou para com aqueles por quem somos responsáveis. Devemos distinguir entre teimosia destrutiva e ação construtiva.

Ao perseguir meu objetivo, posso prejudicar alguém?

O que planejei que significará que terminarei algo que está afetando negativamente a mim pessoalmente e aos outros? Explicar.

Terei que comprometer um dos meus princípios para atingir esse objetivo? (Por exemplo: terei que mentir, trair ou ser cruel?)

Se somos novos no programa e acabamos de começar o Passo Três, então provavelmente não perguntaremos o que a vontade de Deus significa para nós, porque pensamos que este passo nos permitirá descobrir por nós mesmos. Ainda não estamos concentrando a nossa atenção na busca de determinar a vontade do nosso Poder Superior até o Sétimo Passo, mas estamos iniciando o processo que nos levará a esse detalhe. sobre na Terceira Etapa.

A vontade de Deus para nós é algo que descobriremos gradualmente à medida que trabalhamos acima dos degraus passo a passo. A este respeito, podemos chegar a uma conclusão muito simples sobre a vontade do nosso Poder Superior de nos fazer o bem neste momento. Este é um Poder Superior nos força nos ajuda a ficar limpos. Este é um Poder Superior nos diz para tentar quer que tentemos tudo que possa nos ajudar a permanecer limpos - participando de reuniões e conversando regularmente com nosso padrinho ou madrinha.

Descreva os momentos em que só a minha vontade não foi suficiente. (Por exemplo, eu não conseguia dizer a mim mesmo para ficar limpo.)

Qual é a diferença entre a minha vontade e a vontade de Deus?

Em algum momento da recuperação, podemos descobrir que evitamos tentar alinhar a nossa vontade com a vontade do nosso Poder Superior no que diz respeito ao tema da teimosia. Acontece tão lenta e sutilmente que é difícil percebermos. Parece que estamos menos protegidos da teimosia no momento em que nossos negócios vão bem. Cruzamos a linha tênue que separa a busca simples e honesta de objetivos da manipulação sutil e da força de resultados. Notamos que nos empolgamos um pouco numa discussão, querendo convencer alguém de que temos razão. Ficamos presos em algum lugar por um pouco mais de tempo do que deveríamos. De repente, percebemos que não vemos nosso patrocinador há algum tempo. Sentimos um desconforto silencioso, quase subconsciente, que nos alerta sobre o perigo de nos desviarmos lentamente do curso da recuperação - mas isso se ouvirmos.

Estavam lá Houve momentos durante minha recuperação em que percebi que minha vontade e minha vida estavam lentamente voltando para mim? O que exatamente sinalizou isso para mim?

Deus, acessível ao nosso entendimento como nós O entendemos

Antes de entrarmos no processo de entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, acessível à nossa compreensão, devemos tentar superarÀ medida que O compreendemos, precisamos trabalhar para superar quaisquer crenças ou preconceitos negativos que possamos associar à palavra “Deus”.

A palavra “Deus” ou o próprio conceito me fazem sentir estranho? Qual é a fonte do meu desconforto?

Alguma vez acreditei que foi Deus quem me puniu e trouxe sobre mim os terríveis acontecimentos que aconteceram? Quais foram esses eventos?

Nosso Básico O Texto Básico pede-nos que decidamos por nós mesmos o que queremos dizer com o nosso Poder Superior, que nos ama e cuida de nós e que é muito mais poderoso do que nós. Estas directivas simples podem conter tantas interpretações de Deus quantos forem os toxicodependentes do nosso país. parceria Comunidade. Eles não descartam qualquer interpretação. Se no nosso entendimento a palavra “Deus” significa o poder do programa, então estas directivas são adequadas isso é bastante aceitável. Se pela palavra “Deus” entendemos os princípios espirituais do programa, então estas directivasé também apropriado apropriado. Se pela palavra “Deus” queremos dizer o poder pessoal de alguém ou nosso contato com ele, então estas directivas são apropriadas aquiÉ apropriado. EsseÉ natural que comecemos a explorar e desenvolver a nossa compreensão. E nesse processo a ajuda de um patrocinador pode ser inestimável.

Pelo que entendi hoje, um Poder maior que eu mesmo meu próprio?

Qual é o papel de um Poder Superior em minha vida?

É muito importante entender o que exatamente é para nós o nosso Poder Superior, mas é ainda mais importante estabelecer contato com o que entendemos por nosso este Poder. Podemos fazer isso de diferentes maneiras. Primeiro, precisamos nos conectar de alguma forma com nosso Poder Superior. Alguns chamam isso de oração, mas pode ter um nome diferente. Esta conexão não precisa ser oficial ou mesmo verbal explicável ou expresso em palavras.

Em segundo lugar, devemos estar abertos precisamos estar abertos à comunicação do nosso Poder Superior. Isso pode ser demonstrado prestando atenção ao nosso bem-estar, às nossas reações, ao que está acontecendo dentro e ao nosso redor. Ou podemos ter uma abordagem pessoal para comunicar com um Poder superior a nós. Talvez o nosso Poder Superior nos diga ou nos ajude a ver exatamente o que e como podemos fazer juntos com os nossos companheiros de Narcóticos Anónimos.

Terceiro, devemos nos permitir precisamos nos permitir ter sentimentos por Deus, compreensível para nós como O entendemos. Podemos estar com raiva. Nós podemos amar. Podemos estar com medo. Podemos agradecer. É normal compartilharmos todas as nossas emoções humanas com o nosso Poder Superior. Isto faz-nos sentir mais próximos de um Poder em que podemos confiar e ajuda-nos a desenvolver a nossa confiança nele.

Como posso me comunicar com meu Poder Superior?

Como meu Poder Superior se comunica comigo?

Como me sinto em relação ao meu Poder Superior?

Como muitos de nós vivemos limpos há algum tempo, podemos começar a examinar a nossa compreensão de Deus. O crescimento da nossa compreensão se deve à nossa experiência. Uma compreensão madura do Deus que nos dá paz e tranquilidade chega até nós. Confiamos em nosso Poder Superior e somos otimistas em relação às nossas vidas. Começamos a sentir que nossas vidas foram tocadas por algo além da nossa compreensão, e isso nos faz sentir alegria e gratidão.

Então acontece algo que muda completamente a nossa compreensão de um Poder Superior, ou até mesmo o questiona. tudo dela Sua existência. Pode ser morte, injustiça, perda. Seja o que for, é como um golpe na cabeça para nós. Nós simplesmente não conseguimos entender isso.

Nesses momentos, precisamos mais do que nunca do nosso Poder Superior, embora possamos resistir instintivamente. A nossa compreensão de um Poder Superior pode mudar drasticamente. Mas precisamos de continuar a contactar o nosso Poder Superior, implorando, se não por compreensão, pelo menos por reconhecimento. Nós tenho que implorar Por favor, nos dê forças para seguir em frente. Acabaremos por restaurar a nossa relação com o nosso Poder Superior, embora talvez num nível diferente.

Estou preocupado com a possibilidade de que minhas crenças sobre a natureza do meu Poder Superior estejam mudando? Descrever.

O meu conceito atual de Poder Superior ainda é válido? Quanto vou permitir que ela mude?

À medida que a nossa compreensão do nosso Poder Superior cresce e se desenvolve, notaremos que Nós Reagimos de maneira diferente aos acontecimentos em nossas vidas. Seremos capazes de lidar com situações que anteriormente teriam causado medo em nossos corações. Começaremos a lidar com nossos colapsos. Podemos descobrir que somos capazes de parar e pensar sobre uma situação antes de agir. Nos encontraremos mais calmos, menos compulsivos, mais capazes Avalie Aprecie mais do que apenas os momentos momentâneos.

Delegação

O procedimento para nossa preparação para entrega nosso vontade e n nosso vida o cuidado de Deus, acessível ao nosso entendimento Para Deus, a forma como O compreendemos é muito importante. Muitos de nós concordamos em seguir a ordem geral deste passo: primeiro entregamos a nossa vontade, depois gradualmente entregamos a nossa vida. Parece-nos que nósé mais fácil compreender a natureza destrutiva da nossa teimosia e concordar em admiti-la; portanto, esta é a primeira coisa a fazer. É mais difícil compreender a necessidade de entregar as nossas vidas e este próprio processo.

Para que possamos confortávelé mais conveniente deixar nosso Poder Superior para supervisionar nosso nossa vida, precisamos desenvolver alguma confiança nela. Podemos não ter escrúpulos em abandonar o vício, mas não queremos permanecer no controle pelo resto da vida. Podemos confiar em nosso Poder Superior para cuidar das coisas em nossas vidas que dizem respeito às nossas relações de trabalho, mas não às nossas relações pessoais. Podemos confiar nosso O Poder Superior cuida dos nossos pais, mas não dos nossos filhos. Podemos confiar nossa segurança ao nosso Poder Superior, mas não nosso dinheiro. Muitos de nós não sabemos onde está o meio-termo. Achamos que confiamos no nosso Poder Superior em determinadas áreas nosso de nossas vidas, mas assim que nos parece que as coisas não estão indo como deveriam, imediatamente tomamos o controle em nossas próprias mãos. Precisamos verificar o quanto estamos dispostos a nos comprometer.

O que “cuidar de alguém” significa para mim?

O que significa para mim “entregar minha vontade e minha vida a o cuidado de Deus, acessível ao meu entendimento Deus, como eu O entendo”?

Como minha vida poderá mudar se eu decidir entregá-la aos cuidados do meu Poder Superior?

Como posso permitir que meu Poder Superior influencie minha vida?

Como meu Poder Superior cuida da minha vontade e da minha vida?

Houve momentos em que fui incapaz de continuar fazendo alguma coisa e confiei em Deus para cuidar da situação geral?

Houve momentos em que eu foi capaz continuar a fazer algo, mas confiar o resultado em Deus? Descrever.

Para entregar a nossa vontade e as nossas vidas aos cuidados do nosso Poder Superior, devemos agir. Muitos de nós acreditamos que é melhor para nós redigirmos algo como uma declaração formal de efeito permanente. Temos que Você pode usar o seguinte trecho de principal Texto Básico: “Tome minha vontade e minha vida. Mostre-me o caminho para a recuperação. Diga-me como viver Guie-me no caminho da recuperação. Me mostre como viver." Para muitos de nós Parece Pode parecer que ao fazermos isto estamos distorcendo a essência do Terceiro Passo. Mas quem nos impede de encontrar as nossas próprias palavras ou de agir de forma menos formal? Muitos de nós acreditamos que ao nos abstermos do uso de drogas todos os dias ou ao seguirmos o conselho do nosso patrocinador, estamos colocando em prática a nossa decisão de desistir. nosso vontade e nosso a vida está sob os cuidados do nosso Poder Superior.

Que ações eu “delego”? Talvez estas sejam algumas palavras que eu digo regularmente? Quais exatamente?

Princípios espirituais

Ao abordarmos os princípios espirituais inerentes ao Terceiro Passo, abordaremos primeiro a aceitação do fracasso e a prontidão. Então veremos como a esperança se transforma em fé e confiança. Finalmente, veremos como o princípio da entrega se enquadra no Terceiro Passo.

Achamos que é fácil cumprirmos o princípio de admitir a derrota se tudo correr como queremos. Bem, se as coisas não vão bem, então é melhor para nós acreditar acreditar que estamos sob um patrocínio que não exige que façamos mais do que “admitir a derrota”. Siga o princípio do reconhecimento os cuidados de Deus, acessíveis ao nosso entendimento Deus, tal como O entendemos e existe em nossa alma, é natural, mesmo que as coisas estejam indo bem.

O que faço para fortalecer minha decisão de permitir que meu Poder Superior cuide de minha vontade e de minha vida?

Como Etapa O terceiro passo me permite ser baseado com base na admissão do fracasso que alcancei nos Passos Um e Dois?

Geralmente preferimos em tempo, admitir imediatamente a derrota. A disposição geralmente vem do desespero ou quando você está lutando para obter o controle. Seremos capazes de seguir o princípio da prontidão, mesmo que isso nos traga algum sofrimento.

De que forma demonstrei prontidão na minha recuperação até agora?

Com o que estou lutando na minha recuperação? O que acho que pode acontecer se eu estiver disposto a permitir a recuperação E antes aqueles todas as áreas da minha vida?

O progresso espiritual do Terceiro Passo é a transformação da esperança em fé e da fé em confiança. Chegamos ao início do Terceiro Passo com um sentimento de esperança que surgiu em nós no Segundo Passo. A esperança surge quando aprendemos que nossa vida é cheia de possibilidades - ainda não há uma certeza firme, apenas os primeiros indícios, premonições de que realmente podemos realizar nossos desejos mais profundos. Dúvidas antigas desaparecem quando a fé substitui a esperança. A fé nos motiva a agir, e fazemos o trabalho que aqueles em quem acreditamos dizem que farão. E necessário para alcançarmos o que queremos. O Terceiro Passo e a fé nos dão a capacidade de tomar uma decisão e colocá-la em ação. A confiança surge depois que a fé funcionou. Parece que estamos a fazer grandes progressos na consecução dos nossos objectivos - é agora claro para nós que podemos determinar traçar nosso curso na vida tomando ações positivas.

Como a esperança, a fé e a confiança se tornaram forças positivas em minha vida?

Quais poderiam ser meus próximos passos para seguir os princípios de esperança, fé e confiança na minha recuperação?

Como posso provar que posso confiar na minha recuperação?

O princípio da entrega é o culminar do processo espiritual do Terceiro Passo. O objetivo deste passo é que tomemos a decisão de “comprometer-nos” (confiar-nos) repetidamente, mesmo que nos pareça que a nossa decisão não está a ter um efeito positivo. Podemos seguir o princípio espiritual da entrega reafirmando a nossa decisão repetidamente e tomando medidas que dêem substância e significado à nossa decisão, como passar por todas as outras etapas.

O que fiz recentemente que poderia confirmar o meu compromisso voluntário? fica bem recuperar e completar todo o programa? (por exemplo: Não entrei para Narcóticos Anônimos? comecei a servir em Narcóticos Anônimos? Eu concordaria em patrocinar outro adicto em recuperação? Continuei a ir às reuniões apesar do que pensava delas? Continuei a trabalhar com meu padrinho mesmo depois que ele me revelou a verdade não muito agradável e me deu tais informações? instruções recomendações que eu não queria seguir? Eu segui estas instruções eles?)

À medida que nos preparamos para passar para o Passo Quatro, vamos revisar o que aprendemos no Passo Três. Etapa. Escrever nossa compreensão de cada passo na preparação para seguir em frente nos ajuda a internalizar os princípios espirituais associados a eles.

Tenho alguma reserva quanto à minha decisão de confiar a minha vontade e a minha vida a O cuidado de Deus Deus?

Sinto-me pronto para me comprometer com Ele agora?

Como minha aceitação da derrota no Primeiro Passo me ajudou Etapa Terceiro passo?

Foi chamado para ensinar como trabalhar corretamente com os livros. Agora vem a Etapa 3 final – Revise suas anotações. Aumentará o grau de compreensão do material lido nos livros.

Depois de ler o livro, deixe-o de lado por uma ou duas semanas. Em seguida, reserve de 10 a 20 minutos para abri-lo novamente e folheá-lo, concentrando-se nas anotações e comentários que você fez.

Será como ler o livro rapidamente pela segunda vez. Por que acelerado? Porque desta vez você estará focado apenas na coisa mais importante - no que você alocou para si mesmo.

Etapa 3: revise suas anotações

É aqui que as anotações que você fez quando leu o livro pela primeira vez serão úteis. Folheando-o, você os relê novamente, mergulhando na essência. Reserve alguns minutos para refletir sobre as perguntas e comentários que você fez ao ler o livro pela primeira vez.

Muito provavelmente, você ficará surpreso ao saber que o material será incrivelmente novo e inesperadamente desconhecido para você. É sempre assim comigo - parece que eu estava lendo um livro, mas não me lembrei de nada da primeira vez. Tudo fica claro apenas na segunda tentativa. E esclarece muito bem.

Garanto que suas anotações irão surpreendê-lo com sua consideração. Eles serão um ótimo guia ao longo do livro. O que foi simplesmente enfatizado e destacado na primeira vez, é analisado e armazenado na memória na segunda vez.

Burke Hedges, em seu livro Read and Get Rich, demonstra o valor da revisão de anotações com o exemplo de uma história sobre uma garota e um melão.

Uma história sobre uma garota e um melão

Num dia ensolarado, uma menina veio à fazenda comprar um melão do fazendeiro. Ela pegou o que ela mais gostou.

“Uh, não, esse melão é muito grande. Provavelmente você não terá dinheiro suficiente para comprá-lo. Custa 3 dólares”, disse o agricultor. "É verdade. Não chega. Só tenho 30 centavos", disse a menina. "Aqui você vê. Com esse dinheiro você pode comprar aquele pequeno melão”, disse o agricultor, apontando o dedo para um dos melões não colhidos na plantação de melões. A menina sorriu e disse: “Sem problemas. Acordado. Eu vou levar. Aqui, pegue o dinheiro e deixe o melão crescer no campo. Irei buscá-la em um mês.

Menina esperta, não é? A menina sabia que por sua paciência seria mais do que recompensada e em um mês receberia um melão grande e maduro pelo preço de um pequeno e verde. E assim aconteceu.

Você precisa ler aqui e agora e o resultado não demorará a chegar.

Assim como a menina tratou o melão, você precisa tratar os livros. Quanto mais tarde você voltar ao livro que leu, melhor ele será recebido e mais recompensado você será. Curiosamente, mas isso é um fato. Eu sei disso por mim mesmo.

Depois de algum tempo, folheando o livro novamente, você ficará surpreso com o quanto esqueceu. Mas, olhando as seções destacadas do texto e das notas, você se lembrará muito rapidamente das principais disposições do livro. Isso indicará que a espera valeu a pena!

Além disso, ao revisar o livro novamente, você se lembrará do esforço que despendeu para lê-lo. E não há nada para se surpreender. Afinal, às vezes nossas ações trazem resultados muito mais tarde, e às vezes leva anos.

Para quem não quer perder tempo lendo, vale a pena ler.

Isso é tudo, amigos. Esta foi a terceira etapa final do sistema de “Três Passos” para uma leitura eficaz de livros. Então, o que você acha? Ficarei feliz em ver qualquer feedback que você deixar nos comentários abaixo deste artigo. E embora eu não tenha aberto a América a ninguém neste assunto simples, ainda acho que alguém achará útil o material apresentado neste e nos dois artigos anteriores.

Denis Statsenko estava com você. Estilo de vida saudável para todos! Vê você.

A descrição mais detalhada: oração do terceiro passo, tomada de decisão - para nossos leitores e assinantes.

Junte-se ao grupo de correspondência da ACA

Literatura Comunitária

Filhos adultos de alcoólatras e filhos de outras famílias disfuncionais

  • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> lar
  • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> 12 etapas da ACA
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> 4 etapas
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Etapa 4 ACA (1)
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> 1 passo
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Perguntas para a Etapa 1
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Passo 2
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Perguntas para a Etapa 2
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> etapa 3
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Perguntas para a Etapa 3
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Etapa 5
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Etapa 6
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Etapa 7
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Etapa 8
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Etapa 9
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Etapa 10
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Etapa 11
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Etapa 12
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Caderno amarelo
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> 1 etapa ZhelTetr
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> 2 etapas ZhelTetr
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Etapa 3: ZhelTetr
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> introdução
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” />⇬ Fazer download do arquivo
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Materiais adicionais
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Violência. Seminário
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Seminário de M. Murray
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Workshop sobre como trabalhar com sentimentos
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Padrões que paralisam
      • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Precisa de suporte? Aqui você vai!
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Notícias
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> 12 Tradições da ACA
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Livro de visitas
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Folheto para iniciantes
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Conduzindo uma reunião
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Brochura “Criação e Grupos de Trabalho”
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Patrocínio
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Documentos de política
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Materiais de áudio
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Para ouvir rádio
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Lemas da ACA
    • >”src=”http://narod2.yandex.ru/i/users/color/red/arrow-s3.png” /> Sobriedade Emocional

    Terceiro passo.

    Decidimos confiar a nossa vontade e a nossa vida aos cuidados de Deus, tal como O entendemos.

    1. Perguntas da apostila (amarela) para o livro vermelho. (Baixe aqui RABOCHAYA_TETRAD_3_shag.doc)

    1. APOSTILA, PASSO TERCEIRO

    Muitos filhos adultos descobrem que beneficiam de respostas a perguntas específicas sobre a sua criação numa família alcoólatra ou disfuncional. Ao responder, começamos a ver a nossa negação e o papel que desempenhamos na nossa estrutura familiar. Também vemos os efeitos do alcoolismo ou de outras disfunções familiares ocorrendo em nossas vidas hoje. No Terceiro Passo, percebemos que somos nós que devemos escolher a nossa compreensão de Deus. Ninguém mais pode fazer isso por nós. Quando éramos crianças, nos disseram como Deus era ou como Ele não era. Mas na ACA, talvez pela primeira vez nas nossas vidas, podemos fazer perguntas e refletir sobre um Poder Superior. Podemos escolher e descrever Deus ou o Espírito do Universo em nossos próprios termos. Se você não tem um conceito de Deus ou do Espírito do Universo, sugerimos que simplesmente mantenha sua mente aberta. Comece de onde você está agora. Para alguns, o ponto de partida que irá deter a doença da disfunção familiar é o agnosticismo ou simplesmente uma questão de fé. É completamente normal começar sua jornada espiritual com perguntas em vez de uma forte crença ou sistema de crenças. Ateus também são bem-vindos. Descobrimos que muitos ateus desfrutam dos dons do programa ACA e encontram força maior do que eles próprios no grupo ACA.

    Terceiro passo. Dúvidas e informações:

    1) Você pode dizer que orei a um Poder Superior e nunca recebi resposta às minhas orações?

    2) O que meus pais, amigos e líderes religiosos me disseram sobre Deus? Eu tinha permissão para fazer perguntas?

    3) Se eu fizesse um desenho de Deus ou do Poder Divino do Universo, como seria?

    4) O que meus pais, amigos e líderes religiosos me disseram sobre a oração?

    5) Era aceitável ficar zangado com um Poder Superior?

    6) Meus pais se comportavam de uma maneira durante os cultos na igreja e de maneira completamente diferente em casa?

    7) Como minhas tentativas de controlar outras pessoas ou minhas emoções estão impedindo Deus de trabalhar em minha vida? (dê um exemplo específico)

    8) Em que área da minha vida posso começar a pensar em liberar o controle?

    9) Eu sei me divertir?

    2) Posso conversar com outros membros da ACA sobre como eles tomaram a decisão de entregar a sua vontade e vida a um Poder Superior?

    3) Percebo que o Poder Superior que me trouxe à ACA ainda está comigo e nunca me abandonará?

    4) Percebo que Deus é meu verdadeiro pai e esteve presente o tempo todo?

    5) Acredito que Deus ouve minhas orações?

    6) Entendo que Deus se preocupa comigo, não importa o que eu faça?

    1) Posso pedir ao meu Poder Superior que esteja comigo, não importa o que aconteça?

    2) Deus me deixará se eu não trabalhar de acordo com o programa com perfeição e rapidez suficiente?

    3) Por que Deus se recusa a me rejeitar ou me deixar ir quando me sinto insignificante ou sem valor?

    4) Posso pedir ao meu Poder Superior que me ajude a liberar as manifestações mais extremas do meu controle?

    5) Como aceito o amor incondicional de Deus por mim?

    6) Como a “substituição dos pais”/“reparação dos pais” se relaciona com o Terceiro Passo? Quem é um “pai verdadeiro”?

    (Dica: Leia a solução – Tornando-se seu próprio pai amoroso)

    Princípios espirituais do Terceiro Passo: Disposição e Aceitação de Ajuda.

    1) Estou disposto a fazer o que for preciso para trabalhar o programa ACA e focar em mim mesmo? (O que estou disposto a fazer?)

    2) A que me rendo para poder fazer do programa ACA uma prioridade na minha vida?

    3) Que ações posso tomar para mostrar que estou me rendendo e voltando às minhas experiências de infância?

    4) Posso começar pelo nível de prontidão? Posso me preparar para desistir?

    5) Posso começar abandonando o ódio por mim mesmo e os comportamentos que estão me machucando?

    6) Estou pronto para pedir ajuda?

    7) Estou disposto a aceitar ajuda se pedir ajuda?

    8) Como pedir ajuda pode ser uma forma de abrir mão do controle?

    Declarações de Meditação do Terceiro Passo da ACA:

    Esses exercícios podem ser feitos em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que você escolher. Muitos filhos adultos encontram um lugar tranquilo e desligam telefones celulares, televisões ou outros dispositivos que distraem. Sentados em uma posição relaxada, eles inspiram e expiram lentamente de 5 a 10 vezes, concentrando-se em um ponto confortável à sua frente. Olhando o texto da afirmação, repetem cada uma lentamente antes de fechar os olhos para meditar. Para obter melhores resultados, não tente entender a afirmação enquanto a lê. Basta dizer devagar e ouvir as palavras e a sua voz. Você também pode levar essas afirmações positivas anotando-as em um caderno. Alguns membros da ACA os colam no espelho de casa.

    1) Estou disposto a considerar abrir mão do controle da minha vida aos poucos.

    2) Estou disposto a ligar para alguém quando sinto um forte desejo de controlar os pensamentos ou ações de outra pessoa.

    3) Acredito que a verdadeira escolha vem de Deus como eu O entendo, e não das minhas ilusões de controle e ordem.

    4) Desejo escolha e discernimento genuínos.

    5) Entrego minha família a Deus conforme eu O entendo.

    6) Confio meu ódio a mim mesmo.

    Muitos membros da ACA usam a oração do Terceiro Passo para formalizar o Terceiro Passo e passar para o Quarto Passo. Alguns fazem esta oração junto com outra pessoa. Este pode ser seu patrocinador, consultor, guia espiritual ou amigo próximo. Sugerimos fazer isso com o objetivo de aprender como pedir a alguém que compartilhe sua nova vida. Orar junto com outra pessoa nos diz que estamos nos conectando com a vida e com os outros de alguma forma significativa. Aqui está a oração do Terceiro Passo da ACA.

    Deus. Só hoje estou pronto para abandonar meus medos e entregar minha vontade e minha vida aos seus cuidados. Conceda-me sabedoria para distinguir entre o que posso e o que não posso mudar. Ajude-me a lembrar que posso pedir ajuda. Eu não estou sozinho. Amém.

    PRINCÍPIOS ESPIRITUAIS DO TERCEIRO PASSO: Disposição e Aceitação de Ajuda

    Terceiro Passo: Perguntas para trabalhar em pequenos grupos.

    O Terceiro Passo exige que, como resultado da consciência que desenvolvemos nos dois primeiros passos, tomemos medidas afirmativas. No Primeiro Passo, admitimos que éramos impotentes e que nossas vidas haviam se tornado incontroláveis. No Segundo Passo, passamos a acreditar que um Poder superior a nós poderia restaurar-nos à sanidade.

    1. Conte-nos como o Primeiro Passo o levou ao Terceiro Passo.
    2. Conte-nos como o Segundo Passo o levou ao Terceiro Passo.

    O Terceiro Passo à primeira vista exige mais de nós do que os dois primeiros passos, porque agora não precisamos nos render ao Poder Superior e nos colocar completamente no centro de l. Se sentirmos que esta decisão nos pressiona, então temos demasiada pressa. É nestes três passos que estabelecemos as bases para trabalhar nos degraus de aço e para alcançar a morte da criação e a paz espiritual que tanto almejamos.

    1. Liste exemplos que indiquem que você está pronto para confiar seu amor e sua vida aos cuidados de Deus.
    2. Qualquer que seja a resistência que você esteja enfrentando, isso significa que você pode ter excluído Deus da sua vida?

    A chave para um trabalho bem-sucedido O terceiro passo é a nossa disposição de confiar nossas vidas aos cuidados de Deus. Para muitos de nós isso é difícil, pois estamos acostumados a administrar nossas próprias vidas, focando exclusivamente em nossas próprias vidas. Nossa própria natureza estava expulsando Deus de nossas vidas, e a ideia de admitir nossa própria derrota tornou-se assustadora. Aprendemos a orar e pedir a Deus o que queremos, mas não ficamos com sentimentos de controle. Sensações completamente diferentes surgem quando o nosso próprio ser se volta para Deus para realizar tudo o que Ele deseja, sem interferir no resultado.

    1. Quando, onde e como isso se manifestou em sua vida?
    2. Por quais metas e objetivos você está orando quando pede que sua própria vontade seja feita, e não a de Deus?

    Se tivermos trabalhado com sucesso o Primeiro e o Segundo Passos, aceitamos a situação atual da nossa vida e estamos prontos para começar a procurar um gestor para a nossa vida. Torna-se mais fácil para nós permitirmos que o Poder Superior das nossas mãos guie as nossas vidas quando sabemos o que não fomos capazes de fazer com sucesso até agora por nós mesmos. Nossos medos e desejos tornam-se administráveis ​​quando escolhemos Deus como nosso novo líder. Descobrimos que podemos influenciar positivamente nossas próprias vidas. À medida que começamos a confiar num Poder Superior, ficamos cheios do desejo de entregar as nossas vidas e confiar no resultado.

    7. Como você espera fortemente o resultado de entregar sua vida a Deus?

    No estágio inicial de entrega de nossas vidas a Deus, provavelmente experimentaremos resistência. Isto pode estar relacionado com a nossa necessidade de independência, uma vez que muitos de nós gostamos de ser responsáveis ​​pelo que acontece, e não nos apegamos à ilusão de que os corpos “façam o que quiserem”. Só podemos recusar problemas que nos trazem muita dor. Via de regra, este é o único começo de um caminho que aos poucos nos dará a confiança que aos poucos irá surgir.go, como estamos convencidos de que Deus tem soluções para todos os nossos problemas. Quando aceitamos o fato de que nossos problemas estão diminuindo, ficamos prontos para aceitar o conceito de voltar toda a nossa vida para Deus.

    1. No que você está mais focado: entregar seus problemas a Deus ou entregar completamente sua vida a Ele? P o explique.
    2. Identifique maneiras que aprofundarão sua confiança em Deus.

    A experiência nos diz que quanto mais estivermos cheios de desejo, mais rápido o Programa chegará até nós, mais rápido conheceremos o seu significado e seremos capazes de realizá-lo. Se fizermos demasiado esforço consciente, ficaremos impacientes e bloquearemos o nosso progresso com frustração, irritação, ressentimento e autopiedade.

    Oração do terceiro passo para tomar uma decisão

    Logo no início do dia pedimos a Deus:

    Especialmente me poupe da autopiedade,

    Ações desonrosas, ganância.

    Mostre-me o dia todo

    qual deve ser o meu próximo passo?

    Dê-me tudo que preciso para resolver problemas.

    Liberte-me do egoísmo.

    Eu não controlo minha vida.

    Que eu cumpra a Tua vontade.

    Terceiro passo. Tomando uma decisão.

    Você será meu líder.

    Você é meu Mestre e eu sou o executor da Sua vontade.

    Você é meu pai, eu sou seu filho.

    Direção na vida

    Em suas mãos carinhosas.

    E peço que você crie e crie comigo como quiser.

    Livra-me da escravidão (algemas, grilhões) do egoísmo,

    Para melhor fazer a Tua vontade.

    Tire meus fardos e dificuldades,

    Para que esta vitória seja um testemunho para aqueles

    quem eu poderia ajudar e vou ajudar?

    Seu amor e

    Seu caminho na vida.

    Que eu sempre faça a Tua vontade.

    Oração do sétimo passo.

    Para que você tome (tenha, aceite, abrace) tudo de mim,

    Tudo de bom e de ruim.

    Oro para que você (agora) remova de mim todos os defeitos de caráter,

    Que atrapalham minha utilidade para você e para os outros.

    Deus, dê-me humildade e paz de espírito,

    Aceite o que não posso mudar (hoje)

    Coragem para mudar o que posso (hoje)

    E a sabedoria para distinguir um do outro.

    Viva hoje (viva um dia e depois outro)

    Aproveite um momento (e depois outro momento)

    Esteja onde estou ou perderei a vida

    Aceite as dificuldades como um caminho para a paz.

    Aceite este mundo como ele é,

    E não do jeito que eu gostaria que ele fosse.

    Confiando que você vai mudar tudo para melhor

    Se eu me submeter à Tua vontade.

    Para que eu possa ser razoavelmente feliz nesta vida

    E sobrenaturalmente feliz contigo no próximo.

    Senhor, faça com que Tua paz e tranquilidade cheguem às pessoas através de mim:

    - para que onde há ódio eu leve amor

    – onde há mal, eu trouxe o espírito do perdão

    – onde há discórdia, eu trouxe harmonia

    – onde há equívocos, eu trouxe a verdade

    – onde há dúvidas, eu trouxe fé

    – onde há desespero, eu trouxe esperança

    – onde há sombra, eu trouxe luz

    - onde há tristeza, trouxe alegria,

    Deixe-me pesquisar rapidamente:

    - confortar, não ser consolado

    - compreender, não ser compreendido

    - amar, não ser amado

    Pois ao esquecer de si mesmo, você ganha.

    Ao perdoar os outros, você recebe perdão.

    Quando você morre, você desperta para a vida eterna.

    Quando vamos para a cama, avaliamos mentalmente o nosso dia. Ficamos com raiva, egoístas ou desonestos ao longo do dia? Talvez estivéssemos com medo ou devêssemos desculpas a alguém? Talvez tenhamos algo escondido para nós mesmos que deva ser discutido com alguém imediatamente? Demonstramos amor e bondade a todos ao nosso redor? O que poderíamos fazer melhor? Talvez pensemos principalmente em nós mesmos? Ou pensamos no que poderíamos fazer pelos outros, na nossa contribuição para o fluxo geral da vida? Só não ceda à preocupação, ao remorso ou aos pensamentos sombrios, porque neste caso a nossa capacidade de beneficiar os outros fica reduzida. Tendo recordado os acontecimentos do dia que vivemos, perguntamos a Deus e perguntamos-Lhe como podemos corrigir os nossos erros.

    Pai Nosso que estais no céu.

    Santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade

    E na terra como no céu.

    O pão nosso de cada dia nos dai hoje

    E perdoe-nos nossas dívidas,

    Assim como perdoamos aos nossos devedores,

    E não nos deixe cair em tentação, mas livra-nos do mal

    Pois teu é o reino, e o poder, e a glória para todo o sempre.

    Oração dos Anciãos Optina.

    Deixe-me render-me completamente à Sua santa vontade. A cada hora deste dia, instrua-me e apoie-me em tudo.

    Seja qual for a notícia que recebo durante o dia, ensina-me a aceitá-la com a alma tranquila e a firme convicção de que tudo é da Tua santa vontade.

    Em todas as minhas palavras e ações, guie meus pensamentos e sentimentos. Em todos os casos imprevistos, não me deixe esquecer que tudo foi enviado por você.

    Ensina-me a agir de forma direta e sábia com cada membro da minha família, sem confundir ou incomodar ninguém.

    Deus, dê-me forças para suportar o cansaço do dia que se aproxima e todos os acontecimentos do dia.

    Guie minha vontade e me ensine a orar, acreditar, esperar, suportar, perdoar e amar.

    Senhor, não me deixe à mercê dos meus inimigos, mas por causa do Seu santo nome, lidere-me e governe-me.

    Ilumine minha mente e meu coração para compreender Suas leis eternas e imutáveis ​​que governam o mundo, para que eu, Seu servo pecador, possa servir corretamente a Você e ao meu próximo.

    Agradeço-te por tudo o que vai acontecer comigo, pois acredito firmemente que todas as coisas contribuem juntas para o bem daqueles que te amam.

    Senhor, abençoe todas as minhas saídas e entradas, ações, palavras e pensamentos, digne-me a sempre glorificar, cantar e abençoar Você com alegria, pois Você é abençoado para todo o sempre.

    “Deus, por favor, ajude-me a deixar de lado todos os meus pensamentos, conhecimentos, percepções, ideias e crenças sobre Você, Deus, os 12 Passos, outras pessoas, este mundo e eu mesmo.

    Ajude-me, Senhor, a obter novos conhecimentos e novas experiências sobre Você, Deus, os 12 Passos, outras pessoas, este mundo e eu mesmo!”

    “Deus, por favor, abra-se para mim hoje, de uma nova maneira!”

    A coisa mais importante da minha vida é a sobriedade.

    A sobriedade é sempre o número um.

    Parei de brigar com qualquer pessoa ou qualquer coisa, até mesmo com álcool.

    Parei de brigar com………..

    Oro apenas pelo conhecimento da Tua vontade para mim e pelo Teu poder para cumprir essa vontade.

    Porque o meu dilema é a falta de força (preciso da Tua força).

    Não estou curado do alcoolismo. Na verdade, o que tenho é um adiamento da pena por um dia, dependendo da manutenção da minha condição espiritual.

    A autoflagelação é sempre errada.

    Devo tratar a mim mesmo e aos outros com ternura e cuidado.

    Meu trabalho é cometer erros.

    Treinamos nossas pernas, não nossos sentimentos ou pensamentos.

    Proclamamos progresso, não perfeição.

    Relaxe e tudo dará certo (se você dirigir com mais calma, continuará dirigindo).

    Primeiras coisas primeiro.

    Mantenha a simplicidade (não complique, tudo é brilhantemente simples) – não importa o que aconteça, não bebemos.

    Senhor, conceda que eu não julgue a mim mesmo ou aos outros.

    Você me enviou a este mundo não para julgar, mas para amar.

    – viva e deixe os outros viverem

    – amor e paciência é o nosso lema.

    Pai, ajude-me a deixar de lado tudo o que sei:

    Sobre os 12 passos, sobriedade

    E esteja aberto às Suas novas revelações.

    Deus, ajude-me a não ficar preso em mim mesmo e na minha cabeça.

    E amar e servir aos outros.

    Leve apenas o que você gosta

    Eu sou Teu, Senhor. Para o seu bem eu nasci

    A maior bondade que desceu ao meu coração,

    Deus, Senhor, Único Ser, Misericórdia,

    Veja como a criação é insignificante,

    que agora glorifica o Teu amor com estas palavras:

    O que você espera de mim, Senhor?

    Eu sou seu porque você me criou;

    Seu, já que você me redimiu;

    Seu, porque você me apoia;

    Seu, porque você me chamou;

    Seu, porque você estava esperando por mim;

    Seu, porque você não me deixou perder.

    O que você espera de mim, Senhor?

    O que você ordena ao seu servo inútil?

    Que missão você confiou ao seu servo pecador?

    Olhe para mim, caído aos seus pés,

    Meu amor mais terno!

    O que você espera de mim, Senhor?

    Aqui está meu coração, eu o recomendo a Ti.

    Aqui está meu corpo, minha vida e minha alma, meu amor e respeito.

    Oh meu doce Noivo, minha Redenção,

    Já que estou dedicado a Ti,

    O que você espera de mim, Senhor?

    Dê-me morte ou vida

    saúde ou doença,

    luta ou paz perfeita,

    glória ou desprezo.

    Dê-me fraqueza ou aumente minha força,

    Responderei “sim” a tudo.

    Dê-me riqueza ou pobreza,

    Consolação ou abandono

    Dê-me alegria ou tristeza

    Inferno ou céu, uma vida agradável e o sol num céu sem nuvens.

    Já que pertenço a você,

    O que você espera de mim, Senhor?

    Por favor, dê-me o espírito de oração ou secura,

    Se quiser, dê abundância de Seus dons e piedade ou fome espiritual.

    Dá-me sabedoria ou, pelo teu amor, me resignarei à minha ignorância,

    Dê-me anos de abundância ou fome e pobreza,

    Dê-me escuridão ou luz brilhante

    Jogue-me aqui ou ali.

    O que você espera de mim, Senhor?

    Se você quiser que eu descanse, por amor eu descansarei,

    Se me confiares o trabalho, quero morrer trabalhando.

    Diga-me onde, quando e como.

    Fala, ó Tu, Aquele a quem eu amo.

    O que você espera de mim, Senhor?

    Você e somente você, Deus, vivendo em mim,

    O que você espera de mim, Senhor?

    Depois disso, vá cuidar da sua vida. Em hipótese alguma repita este ato de perdão, pois você já o fez de uma vez por todas, e repeti-lo uma segunda vez apenas desfará automaticamente o que você fez. Posteriormente, se a memória do ofensor ou da ofensa retornar a você, abençoe brevemente o culpado e descarte o pensamento. Faça isso toda vez que o pensamento retornar. Depois de alguns dias, ela virá cada vez menos, até que você a esqueça completamente. Mais tarde, depois de um longo ou curto período de tempo, talvez o antigo ressentimento seja lembrado novamente, mas você descobrirá que agora toda a amargura e raiva desapareceram e a ambos foi concedida a maravilhosa liberdade de filhos de Deus. Seu perdão está completo. Você experimentará uma alegria incrível com a consciência desta manifestação.”***

  1. Leitura: Alcoólicos Anônimos (Grande Livro)
  2. Leitura adicional:
  3. Leitura adicional:
  4. Foco: Hoje estamos analisando a 2ª e a 3ª etapas do programa de recuperação
  5. Ouvir: Sessão de MP3.
  6. Exercício: Leia a oração, fique quieto e responda às perguntas. Discuta suas respostas com seu patrocinador. Não se apresse. Se a resposta não vier à sua mente, peça a Deus ou à sua versão de Poder Superior para ajudá-lo a ver a verdade. A resposta: “Não sei” é uma resposta tão suficiente e satisfatória quanto qualquer outra. Discuta suas respostas com seu patrocinador.
  7. Oração

    Deus, peço que esteja comigo para me guiar e guiar em minha busca pela Tua vontade e pela Tua verdade. Por favor, remova de mim o que me bloqueará da Tua verdade. Deixe de lado todos os meus preconceitos, conhecimentos e opiniões sobre o que penso de Ti e mostre-me a sua existência e o seu poder em mim e ao meu redor. Senhor, ajude-me a perceber e aceitar a Tua verdade e a Tua vontade e não a minha. Amém.

    ETAPA2: Acreditavaentão, que só Força, mais poderoso que nós, pode restaurar nossa sanidade

    No capítulo “Como ser agnóstico”, são descritas as seguintes disposições que são necessárias para iniciar nosso crescimento espiritual:

  • Deixe de lado suas velhas ideias e preconceitos sobre Deus
  • Expressar pelo menos a disposição de acreditar em um Poder maior que nós
  • Busque honestamente o seu Poder Superior

Abaixo estão sugestões de exercícios relacionados a essas posições:

1) Página 44, parágrafo 1, frase 3: “ Abandone o preconceito , Deixe de lado suas ideias antigas :”

  • Você acredita na existência de um Poder Superior (um poder maior que você)?
  • Se sim , qual é o seu Poder Superior? Quais são as qualidades dela?
  • Voltando à sua resposta à pergunta anterior: você pensa assim ou sabe disso em seu coração por experiência própria? Você tem certeza disso?
  • Olhando de fora, observando como você se move na vida, em que você realmente acredita? Em outras palavras, em que você mais confia na vida?
  • Se você não acredita em um Poder Superior, em que você acredita? Que força põe a Vida em movimento?
  • O que te afasta da ideia de Deus ou de um Poder Superior? Conte-me sobre suas dúvidas.
  • Você acha que a dependência da Força fora de você e a fé nela é uma manifestação de fraqueza e até de covardia? (v. 45)
  • Liste termos religiosos ou espirituais que lhe causam negação?
  • Página 46, 1 parágrafo incompleto, meio: ≪ Pergunte a si mesmo , que estes são espirituais termos significam para você ?
  • Você poderia (você tem o desejo) de deixar todos os seus preconceitos de lado e olhar para a questão da existência de um Poder Superior de um ponto de vista novo e diferente?
  • Se você não acredita em um Poder Superior, você pode admitir que os conceitos que acumulou sobre Deus não são verdadeiros? Em outras palavras, será que você está errado em suas crenças sobre Deus?
  • Se você acredita na existência de um Poder Superior Em que áreas da sua vida você vive como se não precisasse de um Poder maior do que você mesmo? A presença do medo em qualquer área da sua vida é um indicador confiável de que você confia em si mesmo.

2) Página 44, parágrafo 1, frase 3: “ Expresse disposição para acreditar na Força maior que nós mesmos »

  • Você pode aceitar a possibilidade de uma Inteligência Criativa ou Espírito do Universo subjacente a todas as coisas? (v. 45)
  • Se não , você admite a possibilidade da existência de tal Força? Em outras palavras, você tem esperança (mesmo que muito pequena) de que tal força possa existir?
  • Existem pessoas em sua vida que experimentaram (não de acordo com elas, mas de acordo com o seu sentimento interior) um despertar espiritual como resultado do trabalho dos 12 passos? Pessoas que experimentaram algo mais do que você?
  • Se sim, você acha que também pode ter essa experiência como resultado do trabalho dos 12 passos?

3) Página 45, parágrafo 2º, penúltima frase: ≪ Para nós o reino do Espírito extensivamente , espaçoso e abrangente . Está sempre aberto e acessível para aqueles , quem está olhando honestamente

  • Você está disposto a buscar persistente e honestamente um Poder Superior?

Questões , relacionado ao segundo passo :

Pergunta para iniciantes ( primeira vez passo a passo ):

A História de Bill (v. 12): “Tudo o que foi exigido de mim foi o desejo e a disposição de acreditar na existência de um poder maior do que eu. Para começar, isso era tudo o que era necessário. Percebi que o crescimento poderia começar a partir daqui.”

Página 46, 1 parágrafo, 1 frase. A questão fundamental da Etapa 2 é:

  • Acredito agora ou estou pronto para acreditar que existe um Poder maior que eu? sim ou não.

Pergunta para aqueles , com quem trabalha 12- vocês passos , teve alguma experiência espiritual e deseja uma experiência mais profunda de um Poder Superior :

  • Acredito agora, ou estou disposto a acreditar, que existe um Poder maior do que eu que me levará além do que já vivi em todas as áreas da minha vida, além das experiências que já me foram dadas? Acredito na existência de reinos de paz, amor, liberdade, felicidade, sabedoria e compreensão, dimensões de consciência, existência e poder que nem consigo imaginar? sim ou não.

ETAPA3: Decididoentregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, como entendemos isso

Primeiro precisamos ver que uma vida construída sobre a vontade própria, ou seja, uma vida em que a força motriz da minha vida são os meus desejos e a minha convicção de que estou certo - não trouxe o resultado desejado. Veja suas respostas para a 2ª tarefa.

  1. Arte. 58 último. Parágrafo: " O primeiro requisito é obter confiança nisso , que uma vida construída sobre a vontade própria não pode ser bem sucedida . Uma vida assim quase sempre nos coloca em conflito com algo ou alguém, mesmo que sejamos guiados pelas melhores intenções.”
  • Como você define sucesso na sua vida?
  • Faz sucesso sua compreensão de quanta paz, paz, amor, felicidade, alegria e satisfação existe em sua vida?
  • Se você acredita que o sucesso é medido pelo acúmulo de coisas materiais, sucesso na carreira, respeito das pessoas, sexo bom, cônjuge perfeito, filhos lindos e inteligentes, etc., você não deseja essas coisas para poder eventualmente experimentar paz, paz?, amor, felicidade, alegria, etc.
  • Você concorda que, como resultado, todas as nossas energias e desejos visam principalmente experimentar paz e felicidade dentro de nós mesmos?
  • Se você completou a segunda tarefa, que nos ajuda a ver os resultados de nossa vida construída sobre a obstinação, você percebeu os sintomas da doença espiritual em você mesmo?
  • Se sim , sua vida, construída com base na vontade própria, pode ser considerada um sucesso para você?

Arte. 60 (3º parágrafo): “ Por isso , nós mesmos somos a causa dos nossos problemas . Eles começam em nós ; O alcoólatra é um exemplo completo da rebelião da obstinação, mas ele próprio, é claro, não pensa assim.”

  • Você concorda que sua insistência em saber como a vida, Deus, as outras pessoas e você mesmo deveriam ser (em outras palavras, seu egocentrismo) é a causa do conflito em que você frequentemente se encontra?
  • Se você percebeu que a gestão da sua vida não está produzindo os resultados desejados (não lhe trazendo paz e felicidade interior), você está disposto a tentar aceitar ajuda e orientação do seu Poder Superior?

Se sim , continue trabalhando :

  1. Arte. 60 (2 parágrafos): Em primeiro lugar, nós, alcoólatras, deve liberte-se desse egocentrismo. Devemos fazer isso, caso contrário ele nos matará. Deus torna isso possível. Muitas vezes é impossível livrar-se do egocentrismo sem a Sua ajuda.
    Arte. 60 (último parágrafo): Primeiro de tudo tivemos que parar de jogar papel de Deus para nós. Isso não deu nenhum resultado. Decidimos então que a partir de agora, neste drama da vida, Deus seria o nosso Guia. Ele é nosso Mestre, nós somos os executores de Sua vontade. Ele é nosso Pai, nós somos Seus filhos. As ideias mais úteis são simples, e este princípio tornou-se a pedra angular do novo arco triunfal sob o qual caminhamos para a liberdade.
  • O que significa parar de desempenhar o papel de Deus?
  • Você está pronto para parar de desempenhar o papel de Deus em todas as áreas da sua vida?
  • Como você entende o significado das palavras “vontade” e “vida” na terceira etapa?
  • Como você entende o significado da palavra “decisão” no passo três? Uma decisão precisa ser seguida de ação para produzir algum resultado?

Arte. 62 (2º parágrafo no meio): “ Embora a nossa decisão tenha sido vital e decisivo , não teria um efeito duradouro , se não fosse apoiado por esforços sérios para concretizar tudo o que , que nos bloqueou por dentro , e se livrar disso " - como acontece essa limpeza? Com a ajuda dos seguintes passos: 4-9 e crescimento espiritual contínuo nos passos 10-12.

  • Você está pronto para seguir o caminho4-9 passos, e então continuar a crescer espiritualmente em passos10-12, como o processo sugere12- dez passos? Sem tal ação, sua decisão3- o próximo passo é inútil.
  • Você está pronto para tomar a decisão de delegar sua vontade?(seupensamento)e sua vida(suas ações) sob os cuidados de Deus, como você o entende?

Se sim , continue trabalhando :

Hoje continuaremos a refletir sobre o conteúdo e a essência dos doze passos, sobre os quais comecei a refletir com vocês no ano passado. Deixe-me lembrá-lo de que passamos pelas duas primeiras etapas (se você ainda não as leu, pode baixar os boletins anteriores em meu site). Então, o terceiro passo.

Decidimos confiar a nossa vontade e a nossa vida a Deus tal como O entendíamos. Lembremos que no primeiro Passo descobrimos se poderíamos realmente resolver nosso problema sozinhos, sem ajuda externa? Qualquer problema - dependência de álcool ou drogas, da opinião de outras pessoas, o problema da solidão e da impossibilidade de encontrar um namorado ou namorada, o problema do alcoolismo de um ente querido, o problema de comer demais, etc. Posso resolver este problema sozinho, sem ajuda externa ou não? Se penso que posso fazer isso, que é muito fácil e simples para mim, então por que ainda não consegui? Por exemplo, é fácil parar de fumar se você fuma? Sim? Então por que você ainda não desistiu? Faça a si mesmo estas perguntas: você pode resolver seu vício sozinho? E se você já está cansado disso e não sabe o que fazer a seguir, então você admite que você mesmo é impotente diante desse problema, não pode fazer nada a respeito. E que todas as suas tentativas de mudar alguma coisa em sua vida levaram a pequenas pausas na luta contra o vício ou não o ajudaram em nada. E ainda mais do que isso, de repente você percebe que seu vício (ou co-dependência) silenciosamente assumiu o controle de sua vida e não a mudou para melhor. Por exemplo, você pensou que não havia nada de errado em usar drogas - era legal, agradável e trazia prazer e alegria à vida. E de repente, em um belo momento, você percebe que a vida mudou muito - não sobraram amigos normais, a menina foi para outro, há constantes escândalos e xingamentos em casa, e parece que ninguém te entende ou te ama em tudo nesta terra, que ninguém precisa de lixo. E essas são as conclusões que uma pessoa com qualquer problema ou vício pode tirar. E aos poucos você percebe que sua doença (vício ou co-dependência) fez tudo isso com você, e quanto mais você avança, mais difícil e difícil se torna a vida. E há tentativas de ler literatura psicológica, de aplicar todo tipo de autotreinamento, mas nada muda na vida, e a vida está se tornando cada vez mais incontrolável. E então você pode passar para o segundo passo - admitir que existe ajuda em algum lugar, existem pessoas que têm os mesmos problemas que eu, mas na verdade os resolvem e se recuperam desses problemas, suas vidas estão mudando gradativamente para melhor. E por isso peço ajuda, sabedoria e apoio a essas pessoas. E começo a frequentar grupos de autoajuda, aos poucos me abrindo e compartilhando com essas pessoas meus problemas, minhas dores e ressentimentos profundamente ocultos, e quando recorro a essa ajuda, parece que aos poucos vai ficando mais fácil. É gradualmente, não imediatamente, mas fica mais fácil. E o segundo passo também é feito por escrito, afirma que na verdade não tenho sanidade na minha vida ou tenho muito pouca sanidade. E procuro esta imagem de ajuda para mim, esta força que é mais sábia e poderosa que eu e peço-lhe que me ajude a resolver os meus problemas, a mudar a minha vida, a melhorá-la.

E é aqui que começa o terceiro passo. Nele tomo apenas a decisão de confiar minha vida e vontade a Deus. E é aí que eu acho que pode surgir tensão para você, certo? Tipo, novamente ele nos chama para a igreja, quer nos arrastar para uma seita, etc. Mas na verdade você está errado, porque... há uma adição muito interessante no final da etapa - pelo que entendi. Ou seja, você tem a oportunidade de formar para si mesmo a imagem de Deus na qual gostaria de acreditar. Se você acha que Deus é cruel e mau, ou que Ele simplesmente não se importa com a forma como vivemos aqui, então comece por aí. Nesta etapa, você pode sentar-se à mesa de casa, colocar um pedaço de papel na sua frente e escrever nele primeiro - não importa como você deseja ver Deus, o que não deveria estar nele em hipótese alguma. Escreva tudo o que vier à mente - não quero que Ele seja cruel, indiferente, hipócrita, para que Seu amor precise ser conquistado de alguma forma (por exemplo, indo à igreja para isso), etc. Escreva tudo o que você pensa sobre isso. E então, em outra lista, escreva como você acha que Ele deveria ser, quais traços de caráter com certeza estarão presentes nele. Por exemplo, penso que Ele deve primeiro ter amor incondicional, ou seja, Ele sempre me amará, não importa se estou fazendo coisas boas ou se estou tendo um colapso nervoso e me masturbando ou qualquer outra coisa. Ele sempre me ama, não importa o que aconteça. E assim cada um de vocês pode escrever sua própria lista de traços de caráter que deseja ver Nele. E, ao mesmo tempo, realmente não importa qual é o nome dele - você também pode inventar isso. Mas Seu amor incondicional por você deve estar em sua lista, e Seu desejo pelo bem e por uma mudança para melhor em sua vida. Se isso não acontecer, nada dará certo, não haverá recuperação. Afinal, como você pode construir um relacionamento com alguém que não te ama e não te deseja o melhor? Aliás, se quiser, pode me enviar suas listas, com certeza irei lê-las e publicá-las, se quiser. E então posso mostrar minha lista, que escrevi.

Mas este é apenas o começo do Terceiro Passo. Também é muito importante (de preferência em grupo) trabalhar todas as suas queixas e insatisfações com o Deus em que você pensou antes. Afinal, você sofreu tantos anos em sua vida, sofreu com a dor e o ressentimento e não conseguia entender por que tantos problemas se abateram sobre sua vida. Por que exatamente você sofreu tanto? Por que você foi enganado e enganado de uma forma tão específica? Por que você precisa de tudo isso? Tente responder a essas perguntas também. E você se sente ofendido por alguém por isso, certo? No destino, em Deus, na providência? Escreva tudo e converse em grupo ou com uma pessoa que você respeita e ama, em quem você confia. Por exemplo, quando dei o terceiro passo, percebi (com a ajuda de um conselheiro) que simplesmente odiava o Deus em quem acreditava. Eu odiei que Ele me jogasse e zombasse de mim tão seriamente. Há muito tempo que peço a Ele que me liberte do meu sexaholismo, mude meu caráter, me dê uma namorada e me ajude a me tornar mais gentil, generoso, confiante e a dar às pessoas amor, carinho e compreensão. E eu perguntava a Ele sobre isso constantemente e fazia tudo o que podia. Fui à igreja, realizei muitos ministérios lá, li literatura sobre psicologia e livros cristãos, jejuei e pedi a outras pessoas que orassem por mim. Mas os anos se passaram (5 anos se passaram) e nada mudou na minha vida. E quando eu percebi isso e falei com o grupo, aí eu realmente andei e rugi o dia todo, foi muito difícil e doloroso para mim aceitar isso, me acostumar com esse pensamento. E eu honestamente disse a Deus, na presença dos membros do meu grupo, que te odeio, mas quero chegar ao fundo disso. Este foi provavelmente o primeiro ato em minha vida de tanta honestidade e abertura diante dele. E foi aí que minha recuperação começou. Entendo agora que é muito importante ser honesto com Deus como você o entende, contar tudo com honestidade. E é melhor fazer isso na presença de outras pessoas que possam compreender e aceitar você.

E também - na terceira etapa você pode começar a procurar o que há de espiritual em você? É que tipo de música você adora, o que faz sua alma descansar e relaxar, qual a sua cor preferida, como você imagina conceitos como amor, ternura, carinho, gentileza. E como você gostaria de amar outras pessoas e ser amado? Estas são as questões que podem ser consideradas no âmbito da espiritualidade. E quando você começa a falar dessas coisas em grupo, acontece que você não é uma pessoa tão má, você não é o último bruto, além da negatividade que você acumulou em si mesmo na primeira e na segunda etapas, também tem algo em você - algo bom, algo gentil. E isso significa que você tem aquele alicerce de bondade e espiritualidade a partir do qual construirá.

E aí vem a decisão de entregar a sua vida, a sua vontade a esse Deus, em quem você quer acreditar e com quem quer construir o seu relacionamento. Afinal, se Ele é amoroso, gentil e quer mudar sua vida para melhor, então talvez você devesse deixá-Lo fazer isso? Apenas tente confiar Nele, deixe Ele te ajudar? Apenas tente? Comece a frequentar um grupo, converse sobre seus problemas e doenças, construa suas relações de amizade e confiança com pessoas em recuperação, peça-lhes ajuda e apoio em sua vida. Em geral, algumas pessoas em recuperação acreditam que Deus em suas vidas até agora é a sabedoria do grupo que frequentam. Isto é Deus para eles, como eles O entendem. Eu gostaria que fosse Jesus Cristo em sua vida, mas em princípio você mesmo tem o direito de decidir como será o seu Deus e como construirá um relacionamento com ele. Mas ainda é importante ir a grupos (reais ou virtuais, existem alguns na internet) e expor seus problemas e dores para outras pessoas. Aliás, isso também faz parte da terceira etapa. Enquanto eu mantiver o meu problema dentro de mim, enquanto eu sofrer com ele e o carregar comigo, ele continuará sendo meu problema e não irá embora de mim. Acho que você já se convenceu disso. Portanto, para resolver um problema é importante desistir dele, deixá-lo ir. E como fazer isso? Encontre coragem em você mesmo, decida-se e converse sobre esse problema em grupo, conte para outras pessoas. E então espere por uma resposta de Deus. Não sei como a resposta chegará até você e quando, mas tenho certeza de que certamente chegará se você fizer isso com sinceridade. Eu mesmo já experimentei isso muitas vezes. Falei sobre os problemas do grupo e então ou simplesmente senti paz e tranquilidade, ou uma solução veio dos meus amigos, ou simplesmente nas falas dos membros do grupo ouvi a resposta e a solução para o meu problema. Foi diferente. Alguns dos meus problemas ainda não foram resolvidos, mas acredito que Deus tem Seus próprios planos para mim e providenciou tudo em Seu plano.

E, por fim, quero falar sobre o que aparece na vida de uma pessoa como resultado da conclusão da terceira etapa. Ele recebe duas coisas em sua vida e caráter – humildade e confiança. Algo negativo e desagradável acontece em sua vida, e em vez de ressentimento e insatisfação por tudo não estar acontecendo de acordo com seus planos, surge a humildade e a aceitação de tudo. E humildade é entender que Deus sabe melhor o que vai acontecer na sua vida, Ele é mais sábio que eu e é amoroso. E a confiança aparece, a humildade começa a crescer. E a vida gradualmente começa a mudar para melhor (embora lentamente por enquanto e com interrupções, mas ainda muda gradualmente). E com isso terminarei minhas reflexões hoje, e da próxima vez passaremos para a quarta etapa.