10 perguntas para O Pequeno Príncipe. Jogo intelectual baseado na obra de Antoine de Saint - Exupery "O Pequeno Príncipe"

Questionário baseado no trabalho de A. de Saint-Exupery "O Pequeno Príncipe" Lição de literatura, 6º ano Autor: Ilyina Oksana Sergeevna Ilyina Oksana Sergeevna, professora de língua e literatura russa GBOU 29 com estudo aprofundado da língua e do direito francês de São Petersburgo


1. Responda às perguntas. A quem é dedicado o conto de fadas "O Pequeno Príncipe"? Como foi que aos 6 anos o narrador desistiu de "uma brilhante carreira de artista"? Onde e em que circunstâncias o narrador conheceu o Pequeno Príncipe? Com que frase começou a amizade do piloto e do Pequeno Príncipe? Por que o Pequeno Príncipe uma vez viu até 43 pores do sol? Como ele arranjou isso? (Para Leon Werth quando criança). (Os adultos não entenderam o que ele desenhou). (No Saara durante um pouso forçado após um acidente). (“Por favor, desenhe-me um cordeiro”). (Ele estava triste; ele apenas moveu a cadeira).


O que o pequeno príncipe usava como fogão elétrico para o café da manhã? (Vulcões). Por que o pequeno príncipe decidiu deixar seu planeta? (Ele queria ver o mundo, e seu relacionamento com Rosa também aumentou). Que dois acendedores de lâmpadas na Terra tiveram uma vida fácil e despreocupada? (Pólos Norte e Sul, acendendo lanternas duas vezes por ano). Por que o pequeno príncipe chorou amargamente depois que ele entrou no jardim de rosas? (Ele achava que sua Rose era a única no mundo). O que é bom nas pessoas, de acordo com Fox? (As pessoas criam galinhas).




3. Em que ordem os seguintes adultos atrapalharam o Pequeno Príncipe? Empresário Ambicioso Rei Lamplighter Geógrafo Bêbado Resposta correta: 1. Rei. 2. Ambicioso. 3. Bêbado. 4. Homem de negócios. 5. Acendedor de lâmpadas. 6. Geógrafo.


4. Lembre-se de quem essas palavras pertencem? "... Você é eternamente responsável por aqueles que você domou" (Fox) "Seja uma casa, estrelas ou deserto, a coisa mais bonita nelas é o que você não pode ver com seus olhos" (Narrador) "A água é às vezes necessário para o coração..." (O Pequeno Príncipe) "Eu tenho mais poder que o dedo de um rei... eu resolvo todos os enigmas..." (Serpente)


5. Escolha a resposta correta. 1) O que surpreendeu o príncipe do piloto na reunião? a) Sua beleza. b) em voz alta. C) O príncipe entendeu o desenho do piloto. Resposta correta: (c). 2) Por que as pessoas ao seu redor não acreditaram no astrônomo turco que viu o asteroide B-612, onde morava o Pequeno Príncipe? A) Porque todos queriam ser os primeiros a ver este asteroide. B) Porque o asteróide era muito pequeno. C) Porque o astrônomo estava vestido de turco. Resposta correta: (c). 3) Qual dos seguintes adultos não conheceu o Pequeno Príncipe? A) atirador. B) matemático. C) O vendedor de comprimidos. Resposta correta: (b).


6. Leia a passagem com atenção. Como você acha que essa passagem deveria ser chamada: a) exposição; b) gravata; c) um epílogo? Dê uma olhada mais de perto para ter certeza de reconhecer este lugar se você se encontrar na África, no deserto. Se você passar por aqui, eu te conjuro: não se apresse, hesite um pouco sob esta estrela. E se um garotinho de cabelos dourados vier até você, se ele rir alto e não responder suas perguntas, você certamente adivinhará quem ele é. Então - eu imploro! - não se esqueça de me confortar na minha tristeza, me escreva o mais rápido possível que ele voltou... A resposta correta é: (c).


7. Qual o significado da seguinte afirmação: a) direta; b) portátil; c) direto e figurativo? Justifique sua resposta. “Existe uma regra tão firme”, o Pequeno Príncipe me disse. “Eu me levantei de manhã, lavei meu rosto, me coloquei em ordem – e imediatamente coloquei seu planeta em ordem.” Resposta correta: (c). Literatura usada Saint-Exupery A. de. O Pequeno Príncipe // Antoine de Saint-Exupery. Favoritos. - M.: Pravda, - S. 375-435. Smirnova N.E., Tsypenko N.N. Literatura. Obras russas e estrangeiras: lições de jogo. 5-6 aulas. – M.: Editora de NTs ENAS, – 160 p.


Fontes de empréstimo de imagem

Atenção! Atenção!

Você quer se tornar o proprietário de um ingresso gratuito para a exibição de sua obra-prima favorita do diretor de "Kung Fu Panda" Mark Osborne "O Pequeno Príncipe"? Participe de um quiz sobre a obra de Antoine de Saint-Exupery "O Pequeno Príncipe", que é realizado pela biblioteca infantil e juvenil "School World" em conjunto com o filme "Lena".

“Quem conhece melhor a parábola do conto de fadas do escritor francês?”


1. Dê o nome do planeta onde o Pequeno Príncipe viveu.

3. O que significava para o Pequeno Príncipe "limpar seu planeta"?

4. Que flor o Pequeno Príncipe plantou?

5. Quem viveu no sexto planeta?

6. O que a Raposa perguntou ao Pequeno Príncipe?

7. Que segredo a Raposa revelou ao Pequeno Príncipe?

8. Que tipo de ministro o Rei propôs para nomear o Pequeno Príncipe em seu planeta?

9. O que pensava o empresário que vivia no quarto planeta?

10. Quem ajudou o Pequeno Príncipe a voltar para casa?

11. O deserto, no qual o piloto fez um pouso de emergência.

12. Fontes de calor no planeta do Pequeno Príncipe.

13. O principezinho conheceu um cavalheiro de cara roxa que nunca tinha cheirado uma flor em toda a sua vida. Eu nunca olhei para uma estrela. Nunca amado. Não fez nada. Ele simplesmente dobrou...

14. Um sentimento que te deixa feliz e te deixa triste.

15. Um órgão com maior vigilância que os olhos.

16. O único adulto que o Pequeno Príncipe conheceu durante sua viagem que foi gentil com ele. Seu trabalho não parecia engraçado e inútil ao Pequeno Príncipe.

17. A fonte que deu ao Pequeno Príncipe no deserto "a mais bela festa"

18. Em que dia de conhecimento o menino contou ao piloto a tragédia com os baobás?

19. Por que uma pessoa ambiciosa precisa de um chapéu?

20. Por que o acendedor acende/apaga a lanterna com tanta frequência?

21. Qual era a principal exigência do geógrafo para os viajantes?

22. Que posições o Rei ofereceu ao Pequeno Príncipe em seu planeta?

24. Para que o Pequeno Príncipe pensa que as flores precisam de espinhos?

25. Quantos espinhos tinha a rosa?

26. Quantos vulcões havia no planeta do Pequeno Príncipe?

27. Como ele os utilizou para fins econômicos?

28. Onde e quando o Pequeno Príncipe se arrependeu pela primeira vez de sua rosa?

Envie suas respostas por e-mail. endereço Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve ter o JavaScript habilitado para visualizar. marcou QUIZ THE LITTLE PRINCE até 20 de dezembro de 2015 inclusive e não se esqueça de incluir seu nome. Os resultados do questionário serão publicados em 21 de dezembro de 2015.

Os vencedores aguardam ingressos para a estreia do desenho animado "O Pequeno Príncipe"

Quiz baseado no conto de fadas de A. de Saint-Exupery "O Pequeno Príncipe"

    A quem a história é dedicada? (Para Leon Werth, meu amigo quando ele era pequeno).

    A maior ameaça ao planeta do Pequeno Príncipe é... baobás

    Como o principezinho foi parar na terra? (Aconselhado por um geógrafo do 6º planeta).

    O que um homem de negócios conta em seu planeta e por quê? (Estrelas para ser rico).

    Essa heroína “nem tinha medo de tigres”, mas “tinha muito medo de rascunhos”. ( Rosa.)

    Este herói cumpriu honestamente as condições do “arranjo”, apesar do fato de que, por causa disso, ele não teve oportunidade de descansar ou dormir. ( Acendedor.)

    Esse herói era "surdo para tudo, menos para elogios". ( Ambicioso.)

    Este herói pediu para ser domado. ( Raposa.)

    Onde o piloto-narrador conheceu o Pequeno Príncipe? (No deserto do Saara)

    Insira uma palavra “chave” na afirmação: “Somente [o quê?] Você não pode ver a coisa mais importante com seus olhos.” ( Um coração.)

    Aqueles que precisam "sempre explicar tudo" porque "nunca entendem nada sozinhos". (Adultos)

    Quantos planetas o Pequeno Príncipe visitou? (Junto com a Terra - 7.)

    Se você for direto e direto o tempo todo, ... você não vai longe.

    Todos devem ser questionados... o que elepode dar.

    Levantei-me de manhã, lavei-me, coloquei-me em ordem e - e imediatamente coloquei em ordem o seu ... planeta

    Quando fica muito triste, bem... ver o sol se pôr.

    Você é eternamente responsável por todos que... domesticado.

    Quem é o dono das palavras: “Tenho tanto trabalho! Sou uma pessoa séria, não estou com disposição para conversa. Dois mais cinco é sete. pessoa de negócios

    Quem é o dono das palavras: “Eu te amo. É minha culpa você não saber disso. Sim, não importa. Tente ser feliz." Rosa

    Quem ajudou o Pequeno Príncipe a voltar para casa? Cobra

Metas Eventos:

  • motivar os alunos a ler;
  • conhecimento de teste;
  • desenvolver habilidades de fala;
  • reviver a tradição da leitura familiar.

Disposição do gabinete:

  • uma exposição de desenhos de alunos a partir da obra lida "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupery;
  • apresentação multimídia "Saint-Exupery: o caminho para o "Pequeno Príncipe".

Locais de comando: equipes familiares (1 pai e 1 aluno) estão localizadas em mesas separadas.

Epígrafes:

Tudo o que conquistei na vida
tornou-se possível,
graças ao livro.
Richard Bach

Os livros me disseram
que homem grande e lindo
lutando pelo melhor.
M. Gorki

Progresso do evento

Palavra do professor:

A importância de um livro na vida de uma pessoa é enorme. É difícil, é claro, em nosso tempo, quando há muitas tentações - uma TV com muitos programas, um computador - forçar uma criança a ler. Mas na era dos computadores e da alta tecnologia, uma pessoa não pode ficar sem ler. No entanto, professores e psicólogos afirmam que as crianças, que mal aprenderam a ler no ensino fundamental, lêem cada vez pior na sétima ou oitava série. A lentidão da leitura, a falta de interesse pela leitura levam ao fato de que os processos da atividade intelectual também desaceleram. Os caras não lêem as condições da tarefa, exercícios, esquecem sua essência antes de começarem a realizar. Muitos termos e conceitos sobre os quais eles deveriam ter uma ideia nessa idade são simplesmente desconhecidos e desinteressantes para eles.

Hoje, a tradição da leitura familiar está praticamente perdida. 2008-2009 é declarado o ano da família. Neste sentido, na nossa escola, decidimos reviver a tradição da leitura familiar e realizar um quiz familiar “Ler Juntos” baseado na obra de Antoine de Saint-Exupery “O Pequeno Príncipe”, prosseguindo assim várias tarefas: intensificar a uso das coleções de livros da biblioteca escolar, para atrair novos leitores - pais, para continuar a cooperação com o pessoal da biblioteca.

“O Pequeno Príncipe” é o tema do QUIZ de hoje. Você leu recentemente este trabalho e sabe quase tudo sobre ele. Se alguém esqueceu, e os nomes dos heróis só aparecem vagamente em sua memória, então não deixe que isso o incomode.

- Relembro que o tema do nosso jogo é “The Story-Fairy Tale “The Little Prince””. Três famílias estão jogando. Desejamos boa sorte a todos!
– Apresentação do júri (bibliotecário, professores de literatura).

Palavra do professor:

– Nas linhas finais do conto de fadas “O Pequeno Príncipe”, sob uma estrela solitária desenhada sobre o deserto impiedoso, Antoine de Saint-Exupery escreveu: “Olhe com cuidado para que você certamente reconhecerá este lugar se você se encontrar na África , no deserto. Se você passar por aqui, eu lhe imploro, não se apresse, hesite um pouco sob esta estrela. E se um garotinho de cabelos dourados vier até você, se ele rir alto e não responder suas perguntas, você certamente adivinhará quem ele é. Então - eu lhe imploro - não se esqueça de me consolar em minha tristeza, escreva-me o mais rápido possível que ele voltou.

E, de fato, ele voltou para nós. Mas as primeiras coisas primeiro.

Antoine Marie Roger de Saint-Exupery é o nome completo do escritor.

Palavra do aluno:

– Um breve esboço da vida e obra do escritor (aluno pré-preparado) é acompanhado por uma demonstração da apresentação “Saint-Exupéry: o caminho para o “Pequeno Príncipe”.

Então, as equipes estão prontas? Nós começamos!

1º concurso. Enquete Blitz. Cada família recebe cinco perguntas para as quais não há tempo para pensar. Você precisa responder imediatamente.

  1. O que o pequeno príncipe está pensando? (Sobre o sentido da vida, sobre o lugar de uma pessoa na terra, sobre os vestígios que permanecem após a morte, sobre relacionamentos uns com os outros, sobre amizade e amor, sobre ambição e poder, etc.)
  2. Que imagens você acha que são especialmente importantes para entender o significado principal? (Rosa, Raposa, etc.)
  3. Por que o narrador estava com medo da cobra? (De repente ela pica, as cobras são más, é um prazer para elas picar).
  4. Que terríveis sementes do mal existem no planeta do Pequeno Príncipe? (sementes de baobá).
  5. Por que o autor move o Pequeno Príncipe de planeta em planeta? (Ele entra em relacionamentos com diferentes personagens, e é nessas relações que seu personagem se revela).
  6. O que a Serpente oferece ao Pequeno Príncipe? (O corpo é uma concha, o principal é a alma; livre-se da concha terrena).
  7. Para quem esta história foi escrita? (Tanto para crianças como para adultos, para que adultos e crianças se entendam melhor).
  8. Por que o Pequeno Príncipe veio ao autor? (Ambos vieram do céu, o herói adulto é tão solitário, ou talvez porque ele mesmo tenha mantido sua infantilidade, espontaneidade).
  9. Por que ninguém acreditou no astrônomo turco que descobriu o asteróide B-612, no qual o Pequeno Príncipe provavelmente viveu? (Porque ele estava vestido de turco, não era como todo mundo). É ironia.
  10. O que o pequeno príncipe do herói ensinou? (Mantenha a ordem em seu planeta, cultive um jardim, decore uma casa, trabalhe todos os dias, veja a beleza, ensine a paciência, a vigilância espiritual, ensine a superar a tristeza, ensine o amor).
  11. Existe um planeta cujo habitante o Pequeno Príncipe gosta? (Quinto, acendedor de lâmpadas).
  12. Como o principezinho foi parar na terra? (Aconselhado por um geógrafo do 6º planeta).
  13. O que o pequeno príncipe está aprendendo com a Raposa? (Sou responsável pela minha rosa. Somos responsáveis ​​por aqueles que domesticamos).
  14. A quem a história é dedicada? (Para Leon Werth, meu amigo quando ele era pequeno).
  15. O que um homem de negócios conta em seu planeta e por quê? (Estrelas para ser rico).

2º concurso. Mosaico. Dobre o mosaico, esta é a declaração do autor, que se tornou uma frase de efeito, um aforismo, são frases que expressam os pensamentos mais importantes do escritor (as expressões são cortadas em palavras separadas).

“Você não pode ver a coisa mais importante com seus olhos – apenas o coração está vigilante.
“O único luxo verdadeiro é o luxo da interação humana.
– Não se esqueça: você é eternamente responsável por todos aqueles que domou.
- Me atormenta que em cada pessoa, talvez, Mozart seja morto.
- Quando você realmente quer ser sarcástico, às vezes você mente involuntariamente.
- A verdadeira amizade não pode ser pregada, é aprendida na ação.
“O amor não é olhar um para o outro, mas olhar juntos na mesma direção.

3º concurso. Adivinhe o herói. Adivinhe o personagem da ilustração.

– Ambicioso
- Acendedor
– Geógrafo
– Bêbado
- homem de negocios

4º concurso. Discórdia. Faça perguntas um ao outro relacionadas à aparência dos heróis do conto de fadas, seus personagens, os eventos que aconteceram com eles. Se eles não responderem, responda você mesmo, e você pode ganhar pontos extras por isso.

5º concurso. Nós somos artistas. Leitura por papéis de episódios de diferentes capítulos.

6º concurso. O leitor mais atento. Organize os personagens na ordem em que foram recebidos pelo Pequeno Príncipe.

7º concurso. Somos escritores. Continue a história do Pequeno Príncipe e escreva uma continuação do conto de fadas sobre o que aconteceu com o Pequeno Príncipe depois que o Piloto o encontrou no deserto pela manhã.

Palavra do professor:

- O júri resume. Agora você pode abrir o segredo - acontece que existe um livro escrito pelo famoso escritor húngaro, que adotou o pseudônimo de Antoine Saint-Etienne - "O Pequeno Príncipe Retorna", que conta como um piloto, tornando-se astronauta, visita vários planetas fictícios em uma nave espacial e encontra o Pequeno Príncipe. O herói conhece uma mulher morena que coleta lágrimas e as transforma em estrelas, depois acaba em um planeta onde crescem girassóis gigantes, e as gêmeas jogam sementes gigantes no viajante. Em outro lugar, um enorme verme amarelo-limão tritura seu planeta, então dragões malévolos ofendem o Piloto e depois cavalgam em sua nave. No final, ele encontra uma companheira para o Pequeno Príncipe na Terra - a menina Luala - e novamente os envia para o planeta do Pequeno Príncipe. Mas isso é outra história... E o tema de outro quiz literário.

jogo intelectual

por Antoine de Saint-Exupéry

"O pequeno Príncipe"

O objetivo é a formação de orientações de valores, o desenvolvimento do interesse pela leitura

O céu é o lar de milhões de estrelas cintilantes

entrando e saindo

sem fantasias e doces sonhos,

basta abrir as portas.

Você tenta abrir as portas de um castelo maravilhoso,

apenas colocando uma escada para ele,

A porta se abriu - você é uma estrela e um limiar de talento

antes de você em uma névoa leve vai derreter ...

(O. Chiesova)

Vedas "O Pequeno Príncipe" (fr. Le Petit Prince) é uma história alegórica, a obra mais famosa de Antoine de Saint-Exupery.

Publicado pela primeira vez em 6 de abril de 1943 em Nova York. Os desenhos do livro são feitos pelo próprio autor e não são menos famosos que o próprio livro. É importante que não sejam ilustrações, mas uma parte orgânica da obra como um todo: o próprio autor e os heróis do conto o tempo todo se referem aos desenhos e até discutem sobre eles. As ilustrações exclusivas de O Pequeno Príncipe quebram as barreiras linguísticas e se tornam parte de um léxico visual universal compreensível para todos.

“Afinal, todos os adultos eram crianças no início, poucos se lembram disso” - Antoine de Saint-Exupery, a partir de uma dedicatória ao livro.

(2 equipes são formadas antes do início do jogo)

Queridos filhos, estamos começando nosso jogo. Eu vou fazer perguntas por sua vez, para a resposta correta a equipe recebe um ponto.

1. Quem foi Saint-Exupéry? (piloto)

2. O que o Pequeno Príncipe destruiu? (baobás)

3. O que Antoine sonhava em se tornar quando criança? (artista)

4. Qual foi a primeira criação de Exupery como artista? (uma jibóia que engoliu um elefante)

5. Receita contra a tristeza do Pequeno Príncipe? (observar o pôr do sol)

6. Qual é a regra principal do Pequeno Príncipe? (levante-se, lave-se, coloque-se em ordem, coloque o planeta em ordem)

7. Como as crianças devem tratar os adultos? (condescendentemente)

8. O que não está no mundo de acordo com a Raposa? (perfeição)

9. O que Rose desejou ao Pequeno Príncipe? (seja feliz)

10. Por que as estrelas brilham? (para que todos possam encontrar o seu próprio)

11. O que é vigilante na opinião da Raposa? (um coração)

12. O que o principezinho deu ao piloto? (estrelas rindo)

13. Onde Exupery nasceu? (França)

14. Durante qual guerra Exupery morreu? (Segunda Guerra Mundial)

15. O que o Pequeno Príncipe pediu para você desenhar? (cordeiro)

16. Por que o Pequeno Príncipe partiu em sua jornada? (para aprender algo)

17. Por que o Pequeno Príncipe limpava os vulcões? (para queimar uniformemente)

18. O que você precisa fazer para ter um amigo? (domar, criar laços)

19. Por que o deserto é bom segundo o Pequeno Príncipe? (as molas estão escondidas em algum lugar nele)

21. Por que o Pequeno Príncipe precisava de um cordeiro? (para ele comer brotos de baobá cujas raízes podem destruir o planeta)

22. Qual é a coisa mais importante e bonita? (o que você não pode ver com seus olhos)

23. O que a flor disse ao Pequeno Príncipe sobre as pessoas? (eles não têm raízes - é muito inconveniente, eles são carregados pelo vento)

24. A quem Saint-Exupery dedicou o livro? (para adultos)

25. Por que as flores precisam de espinhos? (para ter medo deles)

26. O que as crianças fazem nos trens? (pressione seus narizes contra o vidro)

27. Com o que o Pequeno Príncipe comparou as estrelas? (com muitos sinos rindo)

28. "Fugindo, misterioso e desconhecido, como um país de lágrimas ...". O que é isso? (alma do pequeno príncipe)

29. O que deve ser protegido? (lâmpadas da alma, uma rajada de vento pode extingui-las)

30. O que só as crianças sabem? (eles sabem o que estão procurando)

31. Que verdade a Raposa revelou ao Pequeno Príncipe? (você é responsável por aqueles que domou)

32. Por que Rose estava disposta a suportar duas ou três lagartas? (para conhecer borboletas)

33. Por que o Pequeno Príncipe sonhou com o planeta onde vivia o acendedor de lampiões? (lá você pode assistir o pôr do sol 1440 vezes)

34. O que o trigo dourado lembrava à Raposa? (sobre os cabelos dourados do Pequeno Príncipe)

35. Por que os vulcões dão tantos problemas às pessoas? (as pessoas são muito pequenas para serem limpas)

Conclusão: as equipes recebem certificados e a equipe vencedora recebe um livro de Antoine de Saint-Exupery

Compilado por Oksana Gennadievna Nefyodova, vice-diretora de trabalho educacional da escola secundária MKOU Menshikovskaya, distrito de Vengerovsky, região de Novosibirsk.