28 panfilovitas em qual cidade. A verdadeira história de "28 Panfilov"

A lendária batalha na junção de Dubosekovo ocorreu exatamente 75 anos atrás. O clima então, em novembro de 1941, era o mesmo de agora - em novembro de 2016: um sinal negativo convincente foi corrigido pela queda de neve e neve à deriva. O alemão estava claramente com pressa para tomar a capital soviética no outono do calendário e especialmente ferrou a ponte de Volokolamsk com bombardeios.

Os regimentos que o comando alemão iria marchar para a Praça Vermelha desembarcaram a 100 quilômetros de Moscou. A 316ª divisão de fuzileiros motorizados cruzou as corajosas colunas da Wehrmacht, arrastou a luta por quatro longos dias; como resultado, ela forçou o inimigo a transferir tropas para outra direção e deu a ela a oportunidade de reagrupar forças para a defesa efetiva de Moscou.

Volokolamsk. Região de Moscou / Alexander Zhuravlev

A tática, como se sabe, justificou-se, e mesmo o crítico mais frenético não se atreve a contestar esses fatos tão conhecidos. E o ponto aqui não é o sucesso da propaganda soviética. A batalha por Moscou se estabeleceu firmemente tanto nos campos daqueles quanto nos fundos de arquivo, e em nossa memória da escola soviética, onde ensinaram - para a qual a divisão recebeu o nome de seu comandante divisional.

Aniversários são sempre mais um motivo para vomitar, dar tapinhas, trollar. E quando um grande aniversário, promovido, ideologicamente frágil - ainda mais. "The Feat of Twenty-Eight" é um campo constante de batalhas de "trincheiras" irreconciliáveis ​​no cenário das redes sociais, onde a linha de contato marcou toda a extensão da Internet. Diga que você acredita em 28 panfilovitas, e eu imediatamente lhe direi quem você é. E eu vou rotulá-lo.

Um ou dois documentos para acender a "justiça do Facebook". Sim, e o assunto é pequeno - para semear dúvidas. Trolling não é um problema nos dias de hoje - qualquer um, de qualquer maneira. O relatório de referência "Em 28 Panfilovitas" do procurador-chefe militar da URSS Afanasyev tornou-se um ponto de virada para toda a história de Panfilov. A batalha perto de Moscou foi abertamente chamada de falsa soviética.

“Os materiais da investigação estabeleceram que o feito de 28 guardas Panfilov, cobertos pela imprensa, é uma ficção do correspondente Koroteev, editor do Krasnaya Zvezda Ortenberg, e especialmente do secretário literário do jornal Krivitsky. Essa ficção foi repetida nas obras dos escritores N. Tikhonov, V. Stavsky, A. Bek, N. Kuznetsov, V. Lipko, M. Svetlov e outros, e foi amplamente popularizado entre a população da União Soviética ", conclui o procurador-chefe militar de as Forças Armadas da URSS Nikolai Afanasyev em sua investigação.

O contra-argumento foi a data da apuração do feito pelo Ministério Público Militar. Os céticos imediatamente perceberam: como eles cavaram tão profundamente e tiraram conclusões com tanta ousadia, isso significa que havia uma ordem de cima. "A lenda dos 28 homens de Panfilov" foi abertamente popularizada por Jukov, mas depois da guerra o marechal caiu em desgraça, e um feito publicamente desmascarado poderia estragar seriamente o sangue do comandante.

Monumento aos heróis de Panfilov na junção de Dubosekovo / Alexander Zhuravlev

No entanto, as conclusões precipitadas e "inconsistentes" do Gabinete do Procurador Militar Principal foram notadas a tempo "quando necessário": o certificado do promotor de Afanasyev foi enfiado para debaixo do tapete e a versão do "falso feito" foi abafada. E eles até se perguntaram: quem se beneficia com tudo isso - para negar a façanha perto de Moscou? Foi somente na década de 1970 que Krivitsky confirmou que tal "ordem", típica do regime stalinista, exigia diretamente que ele admitisse que "28 panfilovitas eram fruto da imaginação de seu autor".

“Disseram-me que se me recusasse a testemunhar que inventei completamente a descrição da batalha em Dubosekovo e que não falei com nenhum dos Panfilov gravemente feridos ou sobreviventes antes da publicação do artigo, logo me encontraria em Pechora ou Kolyma. Nas circunstâncias, tive que dizer que a batalha em Dubosekovo era minha ficção literária ”, lembra o secretário literário do jornal Krasnaya Zvezda, Alexander Krivitsky.

Mas vá e chame 28 de Panfilov de um mito - e os oponentes imediatamente bicarão e pendurarão etiquetas vergonhosas. Uma linha afiada, onde uma discussão adequada é facilmente desligada, a sociedade se divide grosseiramente em duas partes irreconciliáveis. Esvaziando outro documento - e pedaços voaram pelas ruas secundárias. Enquanto uns atacam, outros defendem-se, levantando reservas para conseguir uma "resposta" decente. Basta ter tempo para o ventilador, você sabe o que jogar ...

"Aqueles que agora estão tentando denegrir a façanha dos próprios soldados da 8ª Divisão de Guardas admitem que durante a defesa de Moscou, tal e tal setor da frente foi defendido por uma divisão formada em Almaty - a 8ª Divisão de Fuzileiros de Guardas. Os próprios críticos admitem isso. Tudo o resto são insinuações "O exemplo mais claro de nossa herança é que durante os anos de guerra, todos os povos se uniram e, apesar de todas as dificuldades, se levantaram como uma frente unida para defender sua Pátria. E agora querem derrubá-la fora de nós e plantar outras posições que são estranhas para nós", disse o presidente do Comitê de Veteranos da Grande Guerra Patriótica da Cidade de Almaty, Kupesbai Zhanpeisov.

A história dessa batalha foi exaltada a ponto de virar lenda pelos editores do Krasnaya Zvezda, os mestres do editorial militar soviético. O correspondente de linha de frente Koroteev encontrou um relatório de linha de frente sobre a batalha de Dubosekovo e, com a nota "todos morreram, mas o inimigo não foi perdido", enviou-o ao seu chefe, o editor-chefe do Krasnaya Zvezda, Ortenberg . Assim, a partir de um verdadeiro feito de linha de frente, o trabalhador da mídia soviética começou a “cortar” escrupulosamente o tema das músicas pop.

"Ao chegar a Moscou, relatei a situação ao editor do jornal Krasnaya Zvezda Ortenberg, contei sobre a batalha da empresa com tanques inimigos. Ortenberg me perguntou quantas pessoas havia na empresa. Respondi que havia cerca de 30 pessoas e que duas dessas pessoas acabaram sendo traidoras ... Assim, o número daqueles que lutaram apareceu - 28 pessoas. Ortenberg disse que era impossível escrever sobre dois traidores e decidiu escrever sobre apenas um traidor na linha de frente, ”do testemunho de Vasily Koroteev, correspondente de linha de frente do Krasnaya Zvezda, ao Promotor Militar Chefe.

Para um relatório da cena, Ortenberg enviou seu subordinado, o secretário literário Krivitsky. A façanha deveria fisgar o leitor com detalhes heróicos. E Krivitsky acreditava sinceramente que não jogava o jogo, dirigindo certos momentos. País nas condições de guerra e ofensiva da Alemanha nazista. Para o editor-chefe do "Estrela Vermelha" a questão da propaganda não era em princípio. Mais tarde, durante o interrogatório, ele admite diretamente que impôs o número "28" a Krivitsky, bem como o formato do editorial: o testamento dos heróis caídos.

"Krivitsky disse: é necessário que haja 28 guardas Panfilov que lutaram com tanques alemães. Eu disse a ele que todo o regimento e especialmente a 4ª companhia do 2º batalhão lutaram com tanques alemães, e realmente lutaram heroicamente, mas sobre eu não sei não sei nada sobre a batalha de 28 guardas ... Mais de 100 pessoas morreram da empresa, e não 28, como escreveram nos jornais "- do depoimento do comandante do 1075º regimento de fuzileiros Ilya Kaprov ao chefe Procurador Militar.

O lugar da batalha na junção de Dubosekovo / Alexander Zhuravlev

O regimento Kaprov, de acordo com os materiais de seu interrogatório, afirmou que ouviu pela primeira vez cerca de 28 panfilovitas apenas no final do 41º. Nunca houve qualquer documentação dessa batalha lendária na divisão. E ninguém do comando confirmou oficialmente nada ao correspondente Krivitsky, ele mesmo digitou os nomes, de memória. Na divisão, eles geralmente aprendiam sobre seus heróis quando as folhas de premiação vinham do Centro para 28 especialmente ilustres. A fuga de tal repórter na versão de um erro editorial acidental não se estende de forma alguma.

Krivitsky no local da batalha perto de Dubosekovo não encontra participantes no feito ou testemunhas oculares e se limita a uma pesquisa da população local, mas eles se sentaram em casa, em porões e também ouviram a história dos panfilovitas apenas com palavras . E quando a "Estrela Vermelha" publica essa história, a verdadeira façanha está finalmente escondida atrás da tela da lenda e fadada a dúvidas eternas. Em sua versão final, o secretário literário Krivitsky escreve sobre 29 panfilovitas: 28 heróis e 1 traidor.

Citação do jornal "Red Banner" / site de ilustração

Durante os interrogatórios, o próprio Krivitsky chamou a lenda de 28 panfilovitas de "conjectura literária". O documento do Ministério Público Militar foi desclassificado apenas em 2015, e foi ele quem provocou um novo alvoroço – um novo motivo para desfazer o “mito 28”. Eu tive uma pequena dúvida - e imediatamente fui pego ... Assim que você começa a negar uma seca, ao que parece, você imediatamente lança uma sombra sobre toda a batalha perto de Moscou. E nada mais.

As leis da propaganda não mudaram muito desde a era soviética, é só que agora há uma escolha - qual posição tomar. E a escolha é difícil. Sim ou não. Ou naquele lado oeste da junção Dubosekovo, ou neste. E olhe - não se engane. Lembre-se, e mais de uma vez. E - com um chevron no avatar de um soviético "jaqueta acolchoada" ou um convertido "maydanuty". Não há terceiro.

Reunião em homenagem à abertura do monumento aos soldados da Grande Guerra Patriótica em Volokolamsk / Alexander Zhuravlev

  • "Lá, não 28 combatentes lutaram contra tanques, a 4ª companhia morreu lá. Todos eles morreram, mas não deixaram os alemães passarem. 28 guardas, 100 guardas Panfilov é uma questão de um plano diferente. história comum para não repetir os erros trágicos que foram cometidos nos anos anteriores à guerra", disse Bulat Sultanov, professor da Universidade Cazaque-Alemanha.
  • "De fato, o resultado da guerra foi decidido - agora podemos falar sobre isso - por siberianos e cazaques, cazaques. Claro, em algum lugar do parque, os nomes podem ser escritos de forma imprecisa, alguém após a batalha pode ser capturado, pode haver ser imprecisões, mas ninguém tem o direito de contestar”, insiste o secretário científico do Congresso Nacional de Historiadores Ziyabek Kabuldinov.
  • "Eles começam a dizer que o povo soviético e o exército soviético lutaram sob as armas do NKVD. Cada nova geração vem e tenta revisá-lo. Não aprendemos a respeitar a história como ela é, independentemente de predileções políticas ou ideológicas, ou moda moderna, que é ditada de onde às vezes é financiada", está convencido Maharram Maharramov, deputado dos Majilis do Parlamento da República do Cazaquistão.

Os que estão neste lado leste admitem honestamente: já é hora de se desculpar publicamente com toda a 4ª empresa. Não 28 morreram lutando contra tanques alemães, mas uma boa centena. Esses são dois terços dos verdadeiros heróis da batalha de Moscou, cujos nomes nem são "googleados". Devemos nos desculpar e nos arrepender se necessário, mas a lenda de 28 não é mais tocada. Não é nosso negócio repensar as façanhas dos avós.

“Em uma batalha desigual com tanques fascistas na junção de Dubosekovo, a quarta companhia do 2º batalhão do 1075º regimento de fuzileiros da divisão Panfilov se reuniu. Havia 130 deles. Como o comandante do regimento Kaprov lembrou mais tarde, apenas 20 a 25 pessoas permaneceu vivo", diz o complexo do museu principal "Volokolamsk Kremlin" Galina Odina.

  • "A atual geração de cazaquistãos e russos deve preservar cuidadosamente a memória de como o povo soviético lutou por sua liberdade e quantas vítimas eles colocaram no único altar da vitória. A rendição da capital soviética poderia adiar o dia da vitória sobre o fascismo. jugo por um longo tempo na abertura do monumento aos heróis da Grande Guerra Patriótica, Vice-Presidente do JSC Alumínio do Cazaquistão (ERG) Begziya Iskakova.
  • "Parece-me que todo mundo que não teve medo de enfrentar o inimigo, que em novembro-dezembro de 1941 lutou até a morte por seu país, foi um herói. E nas trincheiras, parece-me, as pessoas não se dividiram por nacionalidade, religião, origem. E enquanto nos lembrarmos disso, tudo estará em ordem: em cada região, casa, família", Nurzhan Omarov, assistente do adido militar da Embaixada da República do Cazaquistão na Federação Russa, disse em um comício em Volokolamsk.
  • "Nos corações dos jovens, a sua geração é incumbida de guardar esta façanha e esta memória. Não se pode dar a ninguém a chance de tentar refutá-la mais uma vez, e talvez de novo e de novo, daqui a alguns anos, Eu não sei, mas essas tentativas continuarão” - A vice-presidente do governo da região de Moscou da Federação Russa, Elmira Khaymurzina, dirigiu-se ao público no Parque da Vitória de Volokolamsk.

Granada não detonada do 41º ano / Alexander Zhuravlev

Um pequeno erro jornalístico que provocou grandes consequências políticas não é francamente desenhado pela história. Se a lenda 28 fosse fortalecida apenas pelas estrelas dos heróis, eles definitivamente não teriam dado o nome do general de divisão para um feito fictício naqueles dias. O país que derrotou o fascismo teve feitos reais suficientes mesmo sem histórias semi-míticas. Por que cercar jardins extras.

"Em toda a história do exército soviético, apenas duas divisões receberam o nome de seus comandantes: a 25ª divisão Chapaev e a 8ª divisão Panfilov da Guarda. Nenhuma outra divisão recebeu o nome de seu comandante", disse o guia do museu dos heróis Panfilov em a aldeia de Nelidovo Larisa Músico.

Quem realmente se beneficia de desmascarar uma lenda para um mito? É possível que o país tenha tantos feitos promovidos muito além das fronteiras, ou pelo menos feitos humanos, sobre os quais não menos falsificações de Borat foram ouvidas? Há mais alguma coisa da qual você possa se orgulhar de verdade? Por que negar algo que você não pode mudar - sua própria história? E por que esses fatos, inclusive os fatos, não se tornam o próprio vínculo que buscamos sem sucesso há 25 anos?

O surgimento da versão oficial

A história do surgimento da versão oficial dos eventos está exposta nos materiais da investigação do Ministério Público Militar. A façanha dos heróis foi relatada pela primeira vez pelo jornal Krasnaya Zvezda em 27 de novembro de 1941 em um ensaio do correspondente da linha de frente V. I. Koroteev. O artigo sobre os participantes da batalha dizia que "todos morreram, mas o inimigo não foi esquecido".

Mais de cinquenta tanques inimigos se mudaram para as linhas ocupadas por vinte e nove guardas soviéticos da divisão. Panfilov… Apenas um em vinte e nove foi covarde… apenas um levantou as mãos… vários guardas ao mesmo tempo, sem dizer uma palavra, sem comando, atirou em um covarde e um traidor…

O editorial continuou dizendo que os 28 guardas restantes destruíram 18 tanques inimigos e "deram suas vidas - todos os vinte e oito. Eles morreram, mas não deixaram o inimigo passar ... "O editorial foi escrito pelo secretário literário da Estrela Vermelha A. Yu. Krivitsky. Os nomes dos guardas que lutaram e morreram, tanto no primeiro quanto no segundo artigo, não foram indicados.

Críticas à versão oficial

Os críticos da versão oficial, como regra, apresentam os seguintes argumentos e suposições:

Materiais de investigação

Em novembro de 1947, o Gabinete do Procurador Militar da guarnição de Kharkov prendeu e processou I. E. Dobrobabin por traição. De acordo com o arquivo do caso, enquanto estava na frente, Dobrobabin se rendeu voluntariamente aos alemães e na primavera de 1942 entrou em seu serviço. Ele serviu como chefe de polícia na vila temporariamente ocupada pelos alemães de Perekop, distrito de Valkovsky, região de Kharkiv. Em março de 1943, quando esta área foi libertada dos alemães, Dobrobabin foi preso como traidor pelas autoridades soviéticas, mas escapou da custódia, novamente passou para os alemães e novamente conseguiu um emprego na polícia alemã, continuando atividades traidoras ativas, prisões de cidadãos soviéticos e a implementação direta de trabalho forçado para a Alemanha.

Quando Dobrobabin foi preso, foi encontrado um livro sobre 28 heróis Panfilov, e descobriu-se que ele foi um dos principais participantes dessa batalha heróica, pela qual recebeu o título de Herói da União Soviética. Pelo interrogatório de Dobrobabin, foi estabelecido que na área de Dubosekov ele foi de fato levemente ferido e capturado pelos alemães, mas não realizou nenhum feito, e tudo o que está escrito sobre ele no livro sobre os heróis de Panfilov não é verdade. A este respeito, o Gabinete do Procurador Militar Principal da URSS realizou uma investigação completa sobre a história da batalha no entroncamento de Dubosekovo. Os resultados foram relatados pelo Procurador-Geral Militar das Forças Armadas do país, Tenente-General de Justiça N.P. Afanasyev, ao Procurador-Geral da URSS G.N. Safonov em 10 de maio de 1948. Com base neste relatório, em 11 de junho, foi elaborado um certificado assinado por Safonov, endereçado a A. A. Zhdanov.

Pela primeira vez, V. Kardin duvidou publicamente da autenticidade da história dos panfilovitas, que publicaram o artigo “Lendas e Fatos” no jornal Novy Mir (fevereiro de 1966). Uma série de novas publicações se seguiram no final da década de 1980. Um argumento importante foi a publicação de materiais desclassificados da investigação de 1948 pela promotoria militar.

Em particular, esses materiais contêm o testemunho do ex-comandante do 1075º Regimento de Infantaria, I. V. Kaprov:

... Não houve batalha entre 28 homens de Panfilov e tanques alemães na junção Dubosekovo em 16 de novembro de 1941 - esta é uma ficção completa. Neste dia, no entroncamento de Dubosekovo, como parte do 2º batalhão, a 4ª companhia lutou com tanques alemães, e realmente lutou heroicamente. Mais de 100 pessoas morreram da empresa, e não 28, como escreveram nos jornais. Nenhum dos correspondentes entrou em contato comigo durante este período; Nunca contei a ninguém sobre a batalha de 28 homens de Panfilov e não pude falar, pois não houve tal batalha. Não escrevi nenhum relatório político sobre este assunto. Eu não sei com base em quais materiais eles escreveram nos jornais, em particular no Krasnaya Zvezda, sobre a batalha de 28 guardas da divisão que leva o nome. Panfilov. No final de dezembro de 1941, quando a divisão foi designada para a formação, o correspondente da "Estrela Vermelha" Krivitsky veio ao meu regimento junto com representantes do departamento político da divisão Glushko e Yegorov. Aqui ouvi pela primeira vez cerca de 28 guardas Panfilov. Em uma conversa comigo, Krivitsky disse que era necessário ter 28 guardas Panfilov que lutassem com tanques alemães. Eu disse a ele que todo o regimento, e especialmente a 4ª companhia do 2º batalhão, lutou com tanques alemães, mas não sei nada sobre a batalha de 28 guardas ... O capitão Gundilovich deu nomes a Krivitsky de memória, que havia conversas com ele sobre este tema, não havia documentos sobre a batalha de 28 soldados Panfilov no regimento e não poderia ser. Ninguém me perguntou sobre meu sobrenome. Posteriormente, após longos esclarecimentos de sobrenomes, somente em abril de 1942, da sede da divisão, enviaram-me listas de prêmios prontas e uma lista geral de 28 guardas do regimento para assinatura. Assinei estas folhas para conferir o título de Herói da União Soviética a 28 guardas. Quem foi o iniciador da compilação da lista e das listas de premiação para 28 guardas - não sei.

Os materiais do interrogatório do correspondente Koroteev também são fornecidos (esclarecendo a origem do número 28):

Por volta de 23 a 24 de novembro de 1941, junto com Chernyshev, correspondente de guerra do jornal Komsomolskaya Pravda, eu estava no quartel-general do 16º exército ... Quando saímos do quartel-general do exército, encontramos o comissário da 8ª divisão Panfilov Yegorov , que falou sobre a situação extremamente difícil na frente e relatou que nosso povo está lutando heroicamente em todas as áreas. Em particular, Egorov deu um exemplo de uma batalha heróica de uma empresa com tanques alemães, 54 tanques avançaram na linha da empresa e a empresa os atrasou, destruindo alguns deles. O próprio Yegorov não participou da batalha, mas falou com as palavras do comissário regimental, que também não participou da batalha com tanques alemães ... Yegorov recomendou escrever no jornal sobre a heróica batalha da empresa com tanques inimigos , tendo lido anteriormente o relatório político recebido do regimento ...

O relatório político falou sobre a batalha da quinta empresa com tanques inimigos e que a empresa ficou "até a morte" - morreu, mas não recuou, e apenas duas pessoas acabaram sendo traidoras, levantaram as mãos para se render ao Alemães, mas foram destruídos pelos nossos caças. O relatório não mencionou o número de soldados da companhia que morreram nesta batalha e não mencionou seus nomes. Também não estabelecemos isso a partir de conversas com o comandante do regimento. Era impossível entrar no regimento, e Yegorov não nos aconselhou a tentar entrar no regimento.

Ao chegar em Moscou, relatei a situação ao editor do jornal Krasnaya Zvezda, Ortenberg, sobre a batalha da empresa com tanques inimigos. Ortenberg me perguntou quantas pessoas havia na empresa. Respondi-lhe que a composição da empresa, aparentemente, estava incompleta, cerca de 30-40 pessoas; Eu também disse que duas dessas pessoas acabaram sendo traidoras ... Eu não sabia que uma linha de frente sobre esse assunto estava sendo preparada, mas Ortenberg me ligou novamente e perguntou quantas pessoas estavam na empresa. Eu disse a ele que cerca de 30 pessoas. Assim, o número de 28 pessoas que lutaram apareceu, já que de 30, dois acabaram sendo traidores. Ortenberg disse que era impossível escrever sobre dois traidores e, aparentemente, após consultar alguém, decidiu escrever sobre apenas um traidor na linha de frente.

O secretário interrogado do jornal Krivitsky testemunhou:

Durante uma conversa com o camarada Krapivin no PUR, ele se interessou em saber de onde eu tirei as palavras do instrutor político Klochkov, escritas no meu porão: “A Rússia é ótima, mas não há para onde recuar - Moscou está atrás”, respondi que eu eu mesmo inventei...

... Em termos de sensações e ações, 28 heróis são minha conjectura literária. Não falei com nenhum dos guardas feridos ou sobreviventes. Da população local, falei apenas com um menino de 14 a 15 anos, que mostrou o túmulo onde Klochkov foi enterrado.

... Em 1943, da divisão onde 28 heróis Panfilov estavam e lutaram, eles me enviaram uma carta me concedendo o título de guarda. Só estive na divisão três ou quatro vezes.

A conclusão da investigação do Ministério Público:

Assim, os materiais da investigação estabeleceram que o feito de 28 guardas Panfilov, cobertos pela imprensa, é uma ficção do correspondente Koroteev, editor do Krasnaya Zvezda Ortenberg e, principalmente, do secretário literário do jornal Krivitsky.

Suporte à versão oficial

O marechal da União Soviética D.T. Yazov defendeu a versão oficial, contando, em particular, com o estudo do historiador G.A. Kumanev "Feat and Forgery". Em setembro de 2011, o jornal "Rússia Soviética" publicou o material "Faça vergonhosamente ridicularizada", que incluía uma carta do marechal criticando Mironenko. A mesma carta, com pequenos cortes, também foi publicada pelo Komsomolskaya Pravda:

... Acontece que nem todos os "vinte e oito" estavam mortos. E daí? O fato de seis dos vinte e oito heróis nomeados, feridos, em estado de choque, apesar de tudo, terem sobrevivido à batalha em 16 de novembro de 1941, refuta o fato de que uma coluna de tanques inimiga foi parada no entroncamento Dubosekovo, correndo em direção a Moscou? Não refuta. Sim, de fato, mais tarde se soube que nem todos os 28 heróis morreram naquela batalha. Então, G. M. Shemyakin e I. R. Vasiliev ficaram gravemente feridos e acabaram no hospital. D. F. Timofeev e I. D. Shadrin foram feitos prisioneiros pelos feridos e experimentaram todos os horrores do cativeiro fascista. O destino de D. A. Kuzhbergenov e I. E. Dobrobabin, que também sobreviveram, mas por várias razões excluídos da lista de heróis e ainda não foram restaurados nessa capacidade, não foi fácil, embora sua participação na batalha no entroncamento de Dubosekovo, em princípio , não causa nenhuma dúvida, o que foi convincentemente comprovado em seu estudo pelo doutor em ciências históricas G. A. Kumanev, que se encontrou pessoalmente com eles. ... A propósito, o destino desses heróis Panfilov "ressuscitados dos mortos" foi o motivo de escrever em maio de 1948 uma carta do Promotor Militar Chefe, Tenente-General de Justiça N. ​​P. Afanasyev, ao Secretário do Comitê Central de o Partido Comunista de Toda União dos Bolcheviques A. A. Zhdanov ...

No entanto, Andrey Alexandrovich Zhdanov ... imediatamente determinou que todos os materiais da "investigação do caso de 28 panfilovitas", estabelecidos na carta do procurador-chefe militar, foram preparados de maneira muito desajeitada, as conclusões, como dizem, foram "costurado com fios brancos." ... Como resultado, o "caso" não teve mais andamento e foi enviado para o arquivo ...

D. Yazov citou as palavras do correspondente de Krasnaya Zvezda A. Yu. Krivitsky, que foi acusado do fato de que a façanha de 28 homens de Panfilov foi fruto da imaginação de seu autor. Recordando o curso da investigação, A. Yu. Krivitsky disse:

Disseram-me que se me recusasse a testemunhar que inventei completamente a descrição da batalha em Dubosekovo e que não falei com nenhum dos Panfilov gravemente feridos ou sobreviventes antes da publicação do artigo, logo me encontraria em Pechora ou Kolima. Em tal ambiente, eu tinha que dizer que a batalha em Dubosekovo era minha ficção literária.

Provas documentais da batalha

O comandante do 1075º regimento, I. Kaprov (testemunhos dados durante a investigação do caso Panfilov):

... Na empresa em 16 de novembro de 1941 havia 120-140 pessoas. Meu posto de comando ficava atrás do entroncamento de Dubosekovo, a 1,5 km da posição da 4ª companhia (2º batalhão). Não me lembro agora se havia rifles antitanque na 4ª companhia, mas repito que em todo o 2º batalhão havia apenas 4 rifles antitanque ... No total, havia 10-12 tanques inimigos no setor do 2º batalhão. Quantos tanques foram (diretamente) para o setor da 4ª empresa, não sei, ou melhor, não consigo determinar...

Com os recursos do regimento e os esforços do 2º batalhão, este ataque de tanques foi repelido. Na batalha, o regimento destruiu 5-6 tanques alemães e os alemães se retiraram. Às 14-15 horas, os alemães abriram fogo de artilharia pesada ... e novamente atacaram com tanques ... Mais de 50 tanques atacaram nos setores do regimento, e o golpe principal foi direcionado às posições do 2º batalhão, incluindo o setor da 4ª companhia, e um tanque chegou a ir até o local do posto de comando do regimento e incendiou o feno e a cabine, de modo que eu acidentalmente consegui sair do abrigo: o aterro da ferrovia salvou mim, as pessoas que sobreviveram ao ataque dos tanques alemães começaram a se reunir ao meu redor. A 4ª empresa sofreu mais: liderada pelo comandante da empresa Gundilovich, 20 a 25 pessoas sobreviveram. O resto das empresas sofreu menos.

De acordo com dados de arquivo do Ministério da Defesa da URSS, todo o 1075º Regimento de Infantaria em 16 de novembro de 1941 destruiu 15 (segundo outras fontes - 16) tanques e cerca de 800 soldados inimigos. As perdas do regimento, segundo o relatório do seu comandante, ascenderam a 400 pessoas mortas, 600 pessoas desaparecidas, 100 pessoas feridas.

Testemunho do presidente do conselho da vila de Nelidovsky Smirnova durante a investigação do caso Panfilov:

A batalha da divisão Panfilov perto de nossa aldeia de Nelidovo e a junção de Dubosekovo ocorreu em 16 de novembro de 1941. Durante essa batalha, todos os nossos moradores, inclusive eu, se esconderam em abrigos ... Os alemães entraram na área de nossa vila e na junção de Dubosekovo em 16 de novembro de 1941 e foram repelidos por unidades do exército soviético em dezembro 20, 1941. Naquela época, havia grandes deslizamentos de neve, que continuaram até fevereiro de 1942, devido aos quais não recolhemos os cadáveres dos mortos no campo de batalha e não realizamos funerais.

... Nos primeiros dias de fevereiro de 1942, encontramos apenas três cadáveres no campo de batalha, que enterramos em uma vala comum nos arredores de nossa aldeia. E então já em março de 1942, quando começou a derreter, unidades militares levaram mais três cadáveres para a vala comum, incluindo o cadáver do instrutor político Klochkov, que foi identificado pelos soldados. Assim, na vala comum dos heróis de Panfilov, localizada nos arredores de nossa vila de Nelidovo, 6 combatentes do exército soviético estão enterrados. Não foram encontrados mais cadáveres no território do conselho da vila de Nelidovsky.

De uma nota do Coronel-General S. M. Shtemenko ao Ministro das Forças Armadas da URSS N. A. Bulganin em 28 de agosto de 1948:

Não foram encontrados documentos operacionais e documentos através de órgãos políticos mencionando especificamente o feito heróico que realmente ocorreu e a morte de 28 homens de Panfilov na área do entroncamento de Dubosekovo ... instrutor político da 4ª empresa Klochkov (mencionado entre os 28 mi). Portanto, podemos claramente supor que os primeiros relatos sobre a batalha de 28 homens de Panfilov em 16 de novembro de 1941 foram feitos pelo jornal Krasnaya Zvezda, no qual foram publicados o ensaio de Koroteev, o editorial do jornal e o ensaio de Krivitsky “On 28 Fallen Heroes”. Esses relatórios, aparentemente, serviram de base para a apresentação de 28 pessoas ao título de Herói da União Soviética.

Reconstituição da batalha

No final de outubro de 1941, a primeira etapa da operação alemã "Tufão" (ataque a Moscou) foi concluída. As tropas alemãs, tendo derrotado partes de três frentes soviéticas perto de Vyazma, chegaram perto de Moscou. Ao mesmo tempo, as tropas alemãs sofreram perdas e precisavam de algum descanso para descansar as unidades, colocá-las em ordem e reabastecer. Em 2 de novembro, a linha de frente na direção de Volokolamsk havia se estabilizado, as unidades alemãs ficaram temporariamente na defensiva. Em 16 de novembro, as tropas alemãs voltaram à ofensiva, planejando derrotar as unidades soviéticas, cercar Moscou e encerrar vitoriosamente a campanha de 1941.

O destino de alguns Panfilov

  • Momyshuly, Bauyrzhan. Após a guerra, o bravo oficial continuou a servir nas Forças Armadas da URSS. Em 1948 graduou-se na Academia Militar do Estado-Maior General. Desde 1950 - Professor Sênior na Academia Militar de Logística e Suprimentos do Exército Soviético. Desde dezembro de 1955, o coronel Momysh-uly está na reserva. Membro da União dos Escritores da URSS. Ele entrou para a história da ciência militar como autor de manobras e estratégias táticas que ainda estão sendo estudadas nas universidades militares. Ele deu palestras sobre treinamento de combate durante uma visita a Cuba em 1963 (publicado em jornais de língua espanhola). Encontrou-se com o Ministro da Defesa de Cuba, Raúl Castro, e foi agraciado com o título de comandante honorário do 51º regimento das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba. Nas instituições de ensino militar dos EUA, Cuba, Israel, Nicarágua, a experiência militar de Momyshuly é estudada separadamente. "Volokolamsk Highway" tornou-se um livro de leitura obrigatória para membros do Palmach e, mais tarde, para oficiais das Forças de Defesa de Israel. Fernando Heredia escreveu que "a maioria dos cubanos começa seu estudo do marxismo-leninismo na estrada de Volokolamsk." Ele morreu em 10 de junho de 1982.

Alma-Ata, parque com o nome de 28 guardas Panfilov. Uma pedra memorial dedicada a Grigory Shemyakin, que nasceu em 1906 (estilo antigo) ou 1907 (estilo novo) e morreu em 1973, mas o ano da morte está gravado na pedra como 1941, pois, segundo a versão oficial, todos os 28 panfilovitas morreram.

  • Kozhabergenov (Kuzhebergenov) Daniil Aleksandrovich. Oficial de ligação Klochkov. Ele não participou diretamente da batalha, pois pela manhã foi enviado com um relatório a Dubosekovo, onde foi capturado. Na noite de 16 de novembro, ele escapou do cativeiro para a floresta. Por algum tempo ele estava no território ocupado, após o que foi descoberto pelos cavaleiros do general L. M. Dovator, que estavam em um ataque à retaguarda alemã. Após a liberação da conexão Dovator do ataque, ele foi interrogado por um departamento especial, admitiu que não havia participado da batalha e foi enviado de volta à divisão Dovator. A essa altura, uma submissão já havia sido elaborada para conferir o título de Herói a ele, mas após uma investigação, seu nome foi alterado para Askar Kozhabergenov. Faleceu em 1976.
  • Kozhabergenov (Kuzhebergenov) Askar (Aliaskar). Ele chegou à divisão de Panfilov em janeiro de 1942 (assim, ele não pôde participar da batalha de Dubosekov). No mesmo mês, ele morreu durante um ataque da divisão Panfilov na retaguarda alemã. Incluído na submissão para o título de Herói em vez de Daniil Aleksandrovich Kozhabergenov, depois que se descobriu que este ainda estava vivo. Por decreto do Presidium do Soviete Supremo da URSS de 21 de julho de 1942, juntamente com outros panfilovitas, ele recebeu postumamente o título de Herói da União Soviética.
  • Vasiliev, Illarion Romanovich. Na batalha de 16 de novembro, ele foi gravemente ferido e acabou no hospital (de acordo com várias versões, ele foi evacuado do campo de batalha ou apanhado por moradores locais após a batalha e enviado para o hospital, ou rastejado por três dias e foi apanhado pelos cavaleiros de Dovator). Após a recuperação, ele foi enviado para o exército ativo, para a unidade de retaguarda. Em 1943 foi desmobilizado do exército por motivos de saúde. Após a publicação do Decreto que lhe confere o título de Herói (postumamente), ele anunciou sua participação na batalha. Após a devida verificação, sem muita publicidade, recebeu a estrela do Herói. Ele morreu em 1969 em Kemerovo.
  • Natarov, Ivan Moiseevich. De acordo com os artigos de Krivitsky, ele participou da batalha perto de Dubosekov, foi gravemente ferido, levado ao hospital e, morrendo, contou a Krivitsky sobre a façanha dos panfilovitas. De acordo com o relatório político do comissário militar do 1075º Regimento de Infantaria Mukhamedyarov, armazenado nos fundos do TsAMO, ele morreu dois dias antes da batalha - em 14 de novembro. Por decreto do Presidium do Soviete Supremo da URSS de 21 de julho de 1942, juntamente com outros panfilovitas, ele recebeu postumamente o título de Herói da União Soviética.
  • Timofeev, Dmitry Fomich. Durante a batalha, ele foi ferido e feito prisioneiro. Em cativeiro, ele conseguiu sobreviver, após o fim da guerra retornou à sua terra natal. Alegou receber a estrela do Herói, após a devida verificação, recebeu-a sem muita publicidade pouco antes de sua morte em 1950.
  • Shemyakin, Grigory Melentievich. Durante a batalha, ele foi ferido e foi parar no hospital (há informações de que ele foi resgatado por soldados da divisão Dovator). Após a publicação do Decreto que lhe confere o título de Herói (postumamente), ele anunciou sua participação na batalha. Após a devida verificação, sem muita publicidade, recebeu a estrela do Herói. Ele morreu em 1973 em Alma-Ata.
  • Shadrin, Ivan Demidovich. Após a batalha em 16 de novembro, ele foi capturado em estado inconsciente, de acordo com seu próprio depoimento. Até 1945 ele estava em um campo de concentração, após sua libertação ele passou mais 2 anos em um campo de filtragem soviético para ex-prisioneiros de guerra. Em 1947, ele voltou para casa no Território de Altai, onde ninguém o esperava - ele foi considerado morto e sua esposa morava em sua casa com o novo marido. Por dois anos ele foi interrompido por biscates, até que em 1949 o secretário do comitê distrital, que soube de sua história, escreveu sobre ele ao presidente do Presidium do Soviete Supremo da URSS. Após a devida verificação, sem muita publicidade, recebeu a estrela do Herói. Faleceu em 1985.

Memória

Veja também

Notas

  1. M.M. Kozlov. A Grande Guerra Patriótica. 1941-1945. Enciclopédia. - M.: Enciclopédia Soviética, 1985. - S. 526.
  2. Relatório de referência "Em 28 Panfilovitas". Arquivo estatal da Federação Russa. F.R - 8131 cap. Op. 37. D. 4041. Ll. 310-320. Publicado na revista "Novo Mundo", 1997, nº 6, p.148
  3. "Ajustado para o mito" POISK - jornal da comunidade científica russa
  4. Ponomarev Anton. Os heróis Panfilov, que em 1941 detiveram os alemães nos arredores de Moscou, são lembrados na Rússia, Primeiro canal(16 de novembro de 2011). Recuperado em 16 de novembro de 2012.
  5. Gorohovsky A. A famosa façanha de vinte e oito homens de Panfilov na junção de Dubosekovo foi inventada pelos jornalistas da Estrela Vermelha e pela liderança partidária do Exército Vermelho // Fatos: jornal. - 17/11/2000.
  6. Em particular, a perda de 10 tanques em 6 de novembro de 1941 nas batalhas perto de Mtsensk causou uma forte impressão negativa no comando da 4ª Divisão Panzer e foi especialmente notada nas memórias de Guderian - Kolomiets M. 1ª Brigada de Tanques de Guardas nas batalhas por Moscou // Ilustração da frente. - Nº 4. - 2007.
  7. "O soldado do Exército Vermelho Natarov, sendo ferido, continuou a batalha e lutou e disparou de seu rifle até o último suspiro e morreu heroicamente na batalha." Relatório político de A. L. Mukhamedyarov datado de 14 de novembro de 1941. Publicados: Zhuk Yu. A. Páginas desconhecidas da batalha por Moscou. Batalha de Moscou. Fatos e mitos. - M.: AST, 2008.
  8. Feito vergonhosamente ridicularizado // Rússia soviética. - 1.9.2011.
  9. Marechal Dmitry Yazov: “28 heróis Panfilov - ficção? E quem então parou os alemães? //TVNZ. - 15.9.2011.
  10. Cardin V. Lendas e fatos. Anos depois // Questões de Literatura. - Nº 6, 2000.
  11. Transcrição do programa "O Preço da Vitória" 16/10/2006. Rádio "Eco de Moscou". Autor - Andrey Viktorovich Martynov, historiador, Ph.D. (Recuperado em 16 de novembro de 2012)
  12. Isaev A. Cinco círculos do inferno. O Exército Vermelho nos "caldeirões". - M.: Yauza, Eksmo, 2008. - S. 327.
  13. Fedoseev S. Infantaria contra tanques // Ao redor do mundo: revista. - Abril de 2005. - Nº 4 (2775).
  14. Shirokorad A. B.. Deus da Guerra do Terceiro Reich. - M.: 2003. - S. 38-39.
  15. Glória Alienígena // Diário de História Militar. - 1990. - Nº 8, 9.
  16. Veja matéria no programa "Pesquisadores" de 19 de março de 2008 [ especificamos]
  17. Dobrobabin, durante a investigação sobre a questão da reabilitação, afirmou: “Eu realmente servi na polícia, entendo que cometi um crime contra a Pátria”; confirmou que, com medo de punição, ele deixou voluntariamente a aldeia de Perekop com os alemães em retirada. Ele também afirmou que "não teve nenhuma oportunidade real de passar para o lado das tropas soviéticas ou se juntar a um destacamento partidário", o que foi considerado inadequado às circunstâncias do caso.

07:57 02.08.2017

Todos nós, cidadãos que não são indiferentes ao passado, presente e futuro da Rússia, sabemos da façanha dos heróis Panfilov, que em 1941 morreram nos muros de Moscou. De 15 a 16 de novembro, os nazistas lançaram dois grupos de ataque, criados na primeira quinzena de novembro de 1941, na ofensiva, tentando contornar Moscou do norte por Klin - Solnechnogorsk e do sul por Tula - Kashira.

© Foto: Anna Sergeeva/ ZUMAPRESS.com/ Globallookpress/ Ministério da Defesa da Rússia/ Vladimir Pesnya/ RIA Novosti

Todos nós, cidadãos que não são indiferentes ao passado, presente e futuro da Rússia, sabemos da façanha dos heróis Panfilov, que em 1941 morreram nos muros de Moscou. De 15 a 16 de novembro, os nazistas lançaram dois grupos de ataque, criados na primeira quinzena de novembro de 1941, na ofensiva, tentando contornar Moscou do norte por Klin - Solnechnogorsk e do sul por Tula - Kashira. Os alemães planejavam ir a Moscou pela rodovia Volokolamsk, mas no entroncamento de Dubosekovo, 28 combatentes da 316ª Divisão de Infantaria, major-general I.V. Panfilov, lutaram com uma companhia de infantaria alemã e depois com tanques alemães. A batalha durou mais de quatro horas. Um punhado de soldados soviéticos ficou no caminho dos tanques alemães e, ao custo de suas vidas, não deixou os alemães passarem pela estrada de Volokolamsk. Quase todos morreram. A façanha de 28 homens de Panfilov entrou para a história, como eles pensavam, para sempre, e as palavras do instrutor político da empresa V. G. Klochkov: “A Rússia é ótima, mas não há para onde recuar, Moscou está para trás!” - todos os defensores de Moscou sabiam. O comandante da 316ª Divisão de Infantaria, major-general Ivan Vasilievich Panfilov, deitou sua cabeça brilhante perto de Moscou em 18 de novembro de 1941. Na revista Novy Mir, a negação da façanha dos panfilovitas começou em 1997: sob a autoria de Nikolai Petrov e Olga Edelman, foi publicado um artigo “Novo sobre os heróis soviéticos”. Na opinião deles, o correspondente do jornal Krasnaya Zvezda V. I. Koroteev não entendeu os eventos, o editor-chefe D. Ortenberg também não entendeu, o correspondente A. Yu. Krivitsky também não entendeu, o Presidium do Supremo O soviete da URSS também não entendeu e premiou injustamente os heróis de Panfilov. Parece que não foram as pessoas indicadas que não entenderam os eventos, mas as pessoas que questionam o fato do feito, pois não têm absolutamente nenhuma ideia de a URSS no duro tempo de guerra, o grau de responsabilidade pelo trabalho realizado por cada cidadão do país. É ingênuo acreditar que um artigo de jornal bastasse para ser indicado ao título de Herói da União Soviética, mas os ocidentais, até recentemente, não tinham motivos para questionar o fato da façanha dos panfilovitas. E de repente para eles, como maná do céu, aparece um certificado, que a promotoria supostamente endereça a Zhdanov. Muito oportunamente, o diretor do Arquivo Estatal da Federação Russa, Sergey Mironenko, extraiu este certificado dos esconderijos escuros. Como naquele ditado, os ocidentais não tinham um centavo e de repente apareceu um altyn. Todas as pessoas que procuram transformar a verdadeira façanha dos panfilovitas em um mito, e o mito inventado por pessoas que avançam na façanha, transformam-se em eventos reais, têm uma coisa em comum: todos eles se referem ao certificado - o relatório de Afanasyev. É impossível não atentar para o fato de que seus textos não contêm as próprias fontes, às quais os autores se referem. A última recepção dos ocidentais foi apontada pelo notável historiador, pesquisador A.V. da Grande Guerra Patriótica por um inglês cidadão V. B. Rezun, que é publicado na Rússia sob o pseudônimo de Viktor Suvorov. Ao mesmo tempo, este Suvorov encheu as prateleiras das lojas russas com livros "históricos" sobre a guerra (aparentemente, ele tem patrocinadores muito ricos) e em cada livro existem links, links para fontes soviéticas abertas, textos desses livros. Mas se você achar conveniente, não se apresse e encontre os livros referenciados pelo autor, você descobrirá que em muitos casos seus textos não correspondem em nada aos textos dados por ele em seus livros. Não estou falando das possibilidades da tecnologia atual, capaz de criar qualquer documento com assinatura, selo e data. Com o início da perestroika, dezenas desses “documentos” de repente começaram a ser encontrados, e os ocidentais começaram a agitá-los como bandeiras de provas irrefutáveis ​​da verdade.Os denunciantes se contradizem. Por exemplo, eles escrevem que “como resultado, já em 21 de julho de 1942, o Presidium do Conselho Supremo assinou um decreto correspondente” ao conferir o título de Herói da União Soviética a 28 panfilovitas. Com a palavra "já" eles tendem a enfatizar a pressa em recompensar os heróis. De fato, a palavra “já” no texto é inadequada, pois o feito de Panfilov foi realizado em 16 de novembro de 1941, e o decreto de recompensa foi expedido oito meses após o feito, o que indica que houve tempo suficiente para verificar a veracidade Em artigos dedicados à façanha dos heróis -Panfilovitas durante a Grande Guerra Patriótica, muitos escrevem que já em 1948 uma investigação em larga escala foi realizada para estabelecer se a façanha de 28 panfilovitas realmente ocorreu. Mas nem um único artigo questionou por que a promotoria, que em 1947 tratou do caso de Dobrobabin, passou a tratar de outro assunto, a saber, avaliar se a façanha de 28 panfilovitas ocorreu ou não. Quem autorizou o Ministério Público a investigar a questão do feito de 28 Panfilov? Só agora, os autores dos artigos, negando de uma forma ou de outra a façanha de 28 homens de Panfilov, não mostraram a nenhum dos leitores a conclusão da promotoria e nem sequer citaram um único trecho literal do arquivo do caso. Isso sugere que eles não se familiarizaram com os materiais do gabinete do promotor, mas confiaram completamente nos comentários de S. Mironenko. Não apenas oficial, mas também qualquer exposição justificada não é visível nas informações fornecidas. É suspeito que documentos que questionam a façanha de 28 homens de Panfilov tenham sido descobertos durante o degelo de Khrushchev e a perestroika de Gorbachev, ou seja, durante falsificações e falsificações em massa. , 1948 mostrou: “Houve uma batalha perto de Dubosekovo. Foi liderado pela 4ª companhia do 1075º regimento de fuzileiros. Mas S. Mironenko não percebe essa conclusão do gabinete do promotor, mas teimosamente impõe ao público a opinião de que não houve batalha em Dubosekovo. Sua atitude em relação à façanha nos artigos dos associados de Sergei Mironenko é expressa inequivocamente como um insulto ao memória de verdadeiros heróis que não pouparam suas vidas para alcançar a Grande Vitória. Mas nenhum dos verdadeiros heróis é nomeado. Acontece que os verdadeiros heróis são aqueles que não têm nome, que o país não conhece. Substituir heróis reais por virtuais significa privar a nação de seus heróis. Nossos inimigos entendem isso e constantemente nos censuram por glorificar heróis individuais e esquecer milhares de outros. Outra fonte nos diz: “Em julho de 2015, o Arquivo do Estado publicou em seu site oficial uma cópia digitalizada do relatório-certificado do Promotor Militar Chefe da URSS Nikolai Afanasyev sobre "o chamado feito de 28 Panfilov"". Em um relatório elaborado em maio de 1948, foi relatado que a história da façanha de 28 combatentes da divisão sob o comando do major-general Ivan Panfilov, que ao custo de suas vidas pararam tanques alemães na batalha perto de Moscou em 19 de novembro , 1941, foi realmente inventado por um funcionário do jornal " Red Star. Havia tal certificado? Muito provavelmente, não é um feito, mas um certificado foi inventado. É difícil acreditar que I. V. Stalin em 1947-1948 pudesse permitir tal profanação da memória dos heróis. É possível que este relatório de referência de Afanasyev tenha surgido décadas depois, já que ninguém sabia ou escreveu nada sobre ele por mais de meio século. Se arquivos com dezenas de milhares de documentos foram queimados em Moscou e São Petersburgo e ninguém foi responsabilizado por isso, dificilmente alguém terá medo da responsabilidade por um certificado falso. Vladimir Tikhomirov, tentando explicar a posição de Stalin, escreveu o seguinte : “Claro, este episódio em si sobre a falsificação do feito durante a batalha de Moscou (sob a liderança de Jukov) não significava nada, mas este caso foi o próprio tijolo com o qual os chekistas construíram o muro de execução para o marechal de Vitória... No entanto, o relatório de Afanasyev não foi útil. Aparentemente, o líder dos povos decidiu perdoar o marechal, ou simplesmente se assustou com o aumento do poder do MGB. Como resultado, Zhukov saiu com uma severa repreensão do partido. K. Zhukov saiu não com uma reprimenda, mas com uma ligação longe de Moscou para uma posição que estava longe de ser um marechal. Com esta decisão, I.V. Stalin salvou G.K. Zhukov do julgamento pela exportação ilegal de valores materiais da Alemanha e não construiu uma linha de fogo, como escreve o autor. Deve ser entendido que Stalin constantemente apoiou e promoveu G.K. Zhukov. Foram G.K. Zhukov e I.S. Konev que Stalin instruiu em 1945 para liderar as frentes que tomaram Berlim. Em poucos parágrafos, o autor conseguiu denegrir tanto o MGB quanto o Dobrobabin. E o autor não sabe que em 16 de novembro de 1941, Dobrobabin lutou como um herói. Não se deve amar a Rússia para escrever assim. O que vale uma frase do autor: "Heróis não eram suficientes então." E ele escreve isso sobre uma época em que havia tantos heróis que não havia correspondentes suficientes para descrever as façanhas de nossos soldados e oficiais. Naquela época, até os covardes se tornaram heróis. O autor também conseguiu caluniar I.V. Stalin, sob cuja liderança a URSS durante os anos de guerra produziu o dobro de armas que a Alemanha, juntamente com a Europa que trabalhou para ela, e venceu não apenas a Batalha de Moscou, mas também durante toda a guerra, derrotando os exércitos da Alemanha, Itália, Hungria, Romênia e Finlândia. O autor supõe que o leitor não entenderá por que Stalin permitiu que algum promotor militar da guarnição de Kharkov fizesse uma declaração sobre a falsificação da façanha dos heróis de Panfilov. Em um esforço para explicar esse paradoxo, o autor realmente declarou que as conclusões da promotoria de Kharkov sobre a façanha de 28 panfilovitas são falsas, já que o próprio autor indica que a promotoria fez sua declaração para combater Jukov. E como o autor começa o artigo ! Eles invadiram o apartamento, bateram nos dentes. Ficção, ficção, história de detetive, como todo o artigo. E com base em tais artigos, a façanha de nossos soldados é questionada! É alarmante que as cópias dos documentos não tenham sido apenas publicadas, mas também comentadas pelo diretor dos Arquivos Estatais da Federação Russa, Sergei Mironenko , dotado de pleno poder. Então S. Mironenko afirmou que na realidade não havia 28 panfilovitas, e sua façanha foi uma invenção da propaganda soviética. Elena Panfilova, neta do comandante da 316ª Divisão de Infantaria Ivan Vasilievich Panfilov, responde à seguinte pergunta sobre a façanha do Panfilovitas: “Eu não entendo a quem esse tópico precisa ser levantado novamente. Não faz muito tempo, minha mãe, Maya Ivanovna, faleceu. Ela era filha de Ivan Vasilievich, desde a infância ela sabia que seu pai era um herói, ele morreu em 18 de novembro de 1941, junto com seus soldados. E de repente acontece - "não foi assim, o feito foi inventado". Que tais declarações estejam na consciência daqueles que as fazem. Até os alemães reconheceram, ficaram surpresos e se curvaram diante do heroísmo dos soldados da divisão Panfilov e chamaram essa divisão de selvagem e destemida. Eles duvidam dos seus? Visitamos recentemente Volokolamsk para eventos comemorativos dedicados ao 75º aniversário da Batalha de Moscou. Fomos recebidos com muito carinho por lá. Havia muitos jovens. Nenhum deles perguntou se havia um feito. Eles sabem: houve.” Boris Sokolov, cinegrafista durante a Grande Guerra Patriótica, explica: “Panfilov, é claro, não havia 28. Mas muito mais - centenas, uma divisão! O jornalista do jornal Krasnaya Zvezda, onde o artigo sobre o feito apareceu pela primeira vez, decidiu dar voz a essa figura em particular e esses nomes. Pelo que entendi, o comandante da unidade, por sua vez, as expressou a ele - de quem ele, o comandante, conseguiu se lembrar literalmente em fuga. Mais tarde, descobriu-se que três daqueles que foram listados como mortos depois daquela batalha em Dubosekovo realmente permaneceram vivos. Mas verificar as informações sob os projéteis explosivos, fazer entrevistas detalhadas com testemunhas oculares na mesa, como você entende, não era realista. Estou lhe dizendo como documentarista: foi nessa linha de frente que os soldados da divisão de Panfilov pararam os tanques alemães. ”A segunda neta, Aigul, à pergunta de Sergei Prudnikov sobre sua atitude em relação ao fato de o feito dos panfilov tornou-se um tema de discussão acalorada na sociedade, respondeu: “Este é um assunto dolorido. Em geral, todos esses "denunciantes" são mestres que, sem ter lutado, sem cheirar pólvora, sem saber nada na prática, se comprometem a discutir o que é certo e o que é errado. Minha mãe, por exemplo, sempre quis conhecer o historiador Volkogonov, que no final dos anos 1980 de repente começou a afirmar que a União Soviética não estava se preparando para a guerra. Ela ficou indignada: por que eu não me preparei se me formei nos cursos de soldados sanitários, tinha o distintivo "atirador Voroshilovsky"? Nós nos preparamos, sabíamos o que aconteceria! Em 1994, na véspera do Ano Novo, em Alma-Ata, no jornal "Karavan", publicamos um grande artigo - "28 Panfilov: uma história verdadeira ou ficção?" Um certo jornalista Rakip Nasyrov foi a Dubosekovo, deu uma volta, olhou e decidiu, ele simplesmente decidiu que essa batalha não poderia ter acontecido, o general Panfilov não é profissional e as dragonas do general deveriam ser arrancadas dele! Quando este artigo saiu, meu primeiro pensamento foi - apenas não mostre a minha mãe. O que é, os veteranos já cortaram o telefone! E, francamente, esta publicação roubou vários anos de vida da minha mãe ... ". A terceira neta de I.V. Panfilov, Aula, disse: "Nunca pensei que teríamos que proteger nossos companheiros e pais que já haviam morrido. Ildar Sharipov escreveu: “O que está escrito sobre esse feito na Wikipedia pode ser considerado uma substituição vil. O autor de um artigo de uma fonte respeitada, em geral, relata que a batalha de 28 soldados Panfilov na rodovia Volokolamsk é uma ficção de um escritor e correspondente militar. Não é verdade! Há uma substituição de significados, conceitos, cujas raízes profundas nascem de duas perestroikas - a de Khrushchev e a de Gorbachev.Não é segredo que o objetivo principal de uma guerra é a vitória. Tudo o que ajuda a aproximá-lo e alcançá-lo é fortalecido e multiplicado. Tudo o que interfere é descartado de uma forma ou de outra. A hora da análise vem depois da guerra e depois da vitória. Assim foi no caso dos panfilovitas. Três anos após a vitória, foi realizada uma verificação do promotor, cujos resultados não deixam dúvidas: perto de Dubosekovo, onde ocorreu essa batalha, mais de cem bravos soldados de diferentes partes da URSS morreram uma morte heróica. A maioria dos panfilovitas morreu, mas os nazistas não foram autorizados a entrar em Moscou ... Em 24 de novembro de 2016, começa a exibição do filme doméstico "28 panfilovitas". Vale ressaltar que os fundos para sua criação vieram, inclusive de russos comuns - mais de 30 milhões (30 milhões 762 mil 62 rublos - L.M.) rublos foram coletados usando a Internet, que é quase um recorde em nosso país. ”Dinheiro enviado 35086 pessoas. "Foi um verdadeiro milagre", disse Andrey Shalopa no show do Panfilov para jornalistas. Essa confiança de milhares de pessoas foi incrivelmente tocante, mas ao mesmo tempo sentimos uma responsabilidade sem precedentes”. Enquanto as pessoas enviavam dinheiro para filmar o filme, o chefe dos Arquivos do Estado, Sergei Mironenko, publicou no site do departamento e comentou o relatório de Afanasyev. Mas as pessoas não ouviram Mironenko, mas aqueles que morreram em batalha, seus avós e pais que morreram e estavam vivos, que conseguiram transmitir a verdade a seus filhos e netos. Em 2015, o grupo de veteranos de Panfilov de Moscou pediu para trazer para justiça o diretor dos Arquivos do Estado Russo, Sergei Mironenko, e o chefe da Agência Federal de Arquivos Andrey Artizov por sua discussão na imprensa sobre o feito de 28 homens de Panfilov. Pode-se entender essas pessoas que milagrosamente sobreviveram às batalhas, defenderam Moscou e o país, mas na velhice foram denunciadas pelas pessoas acima. Mironenko foi afastado do cargo. Aparentemente, havia razões.O professor Andrei Klimov, Doutor em Ciências Históricas, durante sua palestra, quando perguntado se 28 heróis Panfilov existiram, respondeu: “Hoje vou tentar provar que isso não é um mito. A luta dos panfilovitas tornou-se um símbolo de destemor e vontade inabalável de vencer, a irmandade militar indestrutível dos representantes dos povos irmãos da União Soviética. E ele provou isso. Doutor em Ciências Históricas Ministro da Cultura V.R. Medinsky disse que 28 homens de Panfilov são como 300 espartanos. E Ivan Proshkin, avaliando a façanha dos panfilovitas, observou corretamente: “A façanha dos panfilovitas: o futuro da Rússia pertence aos heróis do passado”. Os exércitos da Alemanha e seus aliados em junho de 1941 tinham o dobro do tamanho do Exército Vermelho, mas graças à coragem dos soldados e oficiais soviéticos, a presença no Exército Vermelho da melhor artilharia do mundo, rifles automáticos autocarregáveis, metralhadoras e outras armas pequenas, o recebimento de tanques médios T-34 novos, superiores aos alemães e tanques pesados ​​KV, aeronaves, a presença no exército de um grande número de armas obsoletas, mas capazes de incapacitar infantaria e equipamentos inimigos, o Exército Vermelho resistiu ao primeiro golpe e investida do inimigo.Apesar do fato de que os nazistas não puderam tomar Leningrado e abandonar as divisões libertadas perto de Moscou, a posição de nossas tropas perto de Moscou permaneceu crítica. De acordo com todos os cálculos teóricos, a URSS deveria ter perdido esta guerra. Os Estados Unidos previram que resistiríamos por vários meses, a Inglaterra - várias semanas, e para a Alemanha, agosto era o prazo para capturar Moscou e outubro - o território da URSS aos Urais ao longo da linha Moscou - Astrakhan. as previsões e os planos foram justificados. Os EUA e a Inglaterra conheciam bem a força das tropas da Alemanha e seus aliados, e os alemães calcularam tudo meticulosamente. A captura de Moscou poderia muito bem ter ocorrido, e isso significava uma coisa para os povos da URSS - a morte. Hitler declarou repetidamente que estava travando uma guerra de extermínio no leste. Nosso povo soviético não foi exterminado graças à façanha realizada por nosso povo, nosso exército, 28 panfilovitas. E toda essa conversa de que em 1812 as tropas deixaram Moscou, mas a Rússia venceu a guerra com a Europa, não leva em consideração uma série de fatores . Naquela época, Moscou não era a capital do Império Russo, a defesa do país não dependia do trabalho de sua indústria, as possibilidades do exército de Napoleão de tomar o território da Rússia após a captura de Moscou eram limitadas devido à falta de equipamento militar do século 20. Ser ou não Rússia dependia dos resultados da batalha de Moscou, viver ou não viver russo e outros povos da URSS. Em uma das áreas mais difíceis perto de Moscou, na região de Volokolamsk, a 316ª Divisão de Fuzileiros do Major General Panfilov lutou em uma zona de defesa com cerca de 40 quilômetros de extensão. A divisão foi atacada por três divisões de tanques e um rifle da Wehrmacht. Considerando que uma divisão de rifles da Wehrmacht era duas vezes maior que uma divisão de rifles do Exército Vermelho, então podemos dizer que três divisões de tanques e duas divisões de rifles alemães atacaram a divisão de Panfilov.I. V. Panfilov encontrou uma solução que melhora drasticamente a capacidade de combater tanques. A organização da defesa da 316ª Divisão de Infantaria ainda está sendo estudada pelos militares de muitos países. Panfilov preparou bem sua divisão, inclusive em termos de combate a tanques inimigos. Ele explicou que um tanque é o mesmo trator, mas com um canhão, e ensinou a destruir tanques, a não ter medo deles. Considerando que a maioria dos combatentes do exército foi convocada de aldeias e aldeias (todos os trabalhadores qualificados foram autuados e produziram armas), tal explicação ficou clara para eles. Em 16 de novembro de 1941, o golpe mais terrível caiu sobre os panfilovitas, que foram segurando a defesa na junção Dubosekovo. A defesa foi realizada pelos soldados da 4ª companhia do 1075º regimento sob o comando do instrutor político Vasily Klochkov. Eles foram atacados por 50 tanques e infantaria. A batalha durou mais de quatro horas. Apesar das enormes perdas, os alemães continuaram atacando as posições dos panfilovitas. A maioria dos panfilovitas, é claro, entendeu que, dado o equilíbrio de forças existente, eles não estavam destinados a permanecer vivos, mas russos, cazaques e combatentes de outras nacionalidades lutaram até a morte em russo.Comandante Vasily Klochkov , como os soldados, ele entendeu que iria morrer, mas não podia sequer permitir a idéia de deixar posições, de permitir um avanço das tropas inimigas. É por isso que ele disse: “A Rússia é grande, mas não há para onde recuar. Atrás de Moscou! Estas palavras de um homem indo para a morte por sua pátria, por todos aqueles que viviam em nosso país naquela época, por nós que vivemos hoje, expressaram os pensamentos e sentimentos de todos os combatentes que lutaram perto de Moscou. Estas foram as palavras de todo o povo soviético, que se colocou no caminho do inimigo com uma força irresistível.O instrutor político Klochkov morreu, sendo gravemente ferido, jogando-se com um monte de granadas sob um tanque alemão e explodindo-o com ele. Como dizem agora, nem todos morreram, mas 22 dos 28 soldados Panfilov que lutaram nas proximidades sob o comando de Klochkov. Os alemães não invadiram a rodovia Volokolamsk. Dezoito tanques e centenas de seus soldados foram deixados pelo inimigo no campo de batalha. Mas S. Mironenko e seus associados enfiaram papéis de origem duvidosa em nossos rostos e gritaram que não havia feito de 28 soldados Panfilov e Klochkov não pronunciou as palavras acima . Mas mesmo nesses papéis, expostos ao público por Mironenko, está escrito que houve uma batalha perto de Dubosekovo em 16 de novembro de 1941. Além desses papéis, há outros documentos de arquivo que confirmam a falsidade das palavras de Mironenko. Por exemplo, informações do relatório político do chefe do departamento político da 316ª divisão de fuzileiros, comissário do batalhão Galushko, ao chefe do departamento político do 16º exército, comissário regimental Maslenov. A aldeia de Gusenevo, 17 de novembro de 1941: “... na manhã de 16/11/1941, às 08:00, o inimigo lançou uma ofensiva no flanco esquerdo da nossa defesa na área de​​1075 SP O inimigo atacou na quantidade de 50-60 tanques pesados ​​e médios e um número bastante grande de infantaria e metralhadoras. 1075 SP sofreu grandes perdas, duas empresas foram completamente perdidas, os dados sobre as perdas estão sendo especificados, informaremos no próximo relatório. 1075 SP lutou até a última oportunidade, o comando do regimento deixou o posto de comando apenas quando os tanques inimigos apareceram no posto de comando. tinta preta, privar a nação de dignidade, formar um novo passado russo, tímido de sua pátria e sentindo sua própria inferioridade. Por exemplo, Vladimir Tikhomirov escreve: “Durante muito tempo, o relatório secreto de Afanasyev assombrou os historiadores. Pela primeira vez, esses documentos foram desenterrados pelo soldado da linha de frente e publicitário Emil Kardin, que publicou o artigo "Lendas e Fatos" na revista "Novo Mundo" em 1966. O artigo recebeu uma forte repreensão do próprio secretário-geral Leonid Brezhnev, que chamou Cardin de caluniador. No entanto, rumores sobre o relatório surgiram periodicamente em várias publicações do “samizdat”.Os “denunciantes” não estão dizendo a verdade. No artigo "Lendas e Fatos", publicado em 1966 na revista "Novo Mundo", não há uma palavra sobre o relatório secreto de Afanasiev. E. Cardin em "Lendas e Fatos" glorifica o seu próprio e não critica seus próprios historiadores e publicitários, em particular, A. Krivitsky. Ele escreve: “Anos se passaram desde então, e aconteceu: vários dos vinte e oito panfilovitas estão vivos! A. Krivitsky também menciona isso no livro "Eu não vou esquecer para sempre". Ele cita os nomes de Shemyakin, Vasiliev, Shadrin, relata que eles lhe enviaram suas fotos. Mas ele não faz nenhuma alteração na descrição da batalha, não dá novos detalhes. Se ele os viu ou não, se ele finalmente tentou descobrir com os participantes diretos como foi esse duelo sem precedentes, nada se sabe. , que é chamado de "denunciante". Eles entendem que seus argumentos são impuros, e com declarações falsas que em 1966 E. Cardin escreveu sobre as declarações do promotor de 1947 e os relatórios de 1948, negando a façanha dos panfilovitas, eles estão tentando enganar nossa sociedade. Eles estão tentando dizer com uma declaração falsa que já em 1966 havia memorandos, cujas cópias foram apresentadas por Sergei Mironenko. Mas tal informação não é confirmada no artigo "Lendas e Fatos", que é apontado por "denunciantes". Não há menção de relatos negando a façanha dos heróis Panfilov, nem em 1966, nem em 1976, nem mesmo em 1986, nem em todas essas décadas. Em uma cópia do memorando do suposto procurador-geral da URSS G. N. Safonov , não há assinatura de Safonov, o que causa dúvida sobre a autenticidade do documento. Além disso, a posição de Safonov não é indicada, o que não poderia estar no documento enviado ao Comitê Central do Partido Comunista de Toda a União dos Bolcheviques ao Camarada Jdanov. Também não é indicado o tipo de documento, ou seja, memorando, despacho, apresentação, decisão, etc. o canto superior esquerdo é a assinatura de alguém e impresso: 17/V, mas o ano não é indicado. No canto superior direito está escrito: "11 de julho de 48" (além disso, o número 4 é escrito a lápis e o número 8 é digitado). Além disso no mesmo canto está escrito: Não. 145 LSS. A letra "L" geralmente é colocada ao registrar pedidos de pessoal, mas isso não é um pedido. No mesmo canto está escrito a lápis: corujas. segredo ... - e então a entrada foi feita de acordo com um texto diferente. É possível confiar em um documento sem assinatura, cargo e data com vários outros comentários? Mas esse chamado documento formou a base para negar a façanha dos heróis de Panfilov. Na cópia do segundo relatório-certificado "Em 28 Panfilovitas" (você deve criar esse nome!) O promotor militar chefe do país, N.P. Afanasyev, não contém a pessoa a quem o relatório é endereçado. Só pode ser julgado pelos comentários dos associados de S. Mironenko que o relatório foi destinado ao promotor da URSS G. N. Safonov. Também no certificado, como é habitual no Ocidente, não há iniciais patronímicas. O acadêmico da Academia Russa de Ciências G. A. Kumanev, que defendeu a verdade sobre os heróis de Panfilov, não nomeou acidentalmente seu artigo "Feat and forgery", e o marechal da União Soviética D. T. Yazov concordou com ele. Todo cidadão da Rússia deve entender que a suposta assinatura do procurador-chefe da URSS N. P. Afanasiev, sob o chamado relatório-certificado, não pode ser tomada como um argumento de peso para negar a façanha de 28 homens de Panfilov em 16 de novembro de 1941 na batalha de Moscou. Sergey Mironenko, que publicou uma cópia do certificado - o relatório do procurador-chefe militar do país N. P. Afanasyev e o memorando sem a assinatura do procurador-geral da URSS G. N. Safonov, afirma que ele foi guiado pelo desejo de verdade, mas o material factual aponta para outros objetivos. No início de seu discurso, ele se refere a fontes alemãs e, no final, afirma o seguinte: "Esta é a essência vil do estado soviético, para o qual os heróis reais não significam nada". Que ódio indisfarçável pelos heróis de Panfilov, que ele declara serem heróis fictícios, mas não menciona um único herói real da batalha de Moscou! por exemplo, 28 heróis Panfilov estrela do Herói da União Soviética, não havia heróis. Os ocidentais começaram a desmascarar os heróis mesmo durante a perestroika e, ao que parece, agora desmascararam todos os heróis e grandes pessoas da Rússia. Parece que não deve haver dúvida de que 28 homens de Panfilov lutaram heroicamente perto de Moscou e quase todos morreram. Dois, como se viu mais tarde, foram capturados, mais quatro permaneceram vivos. Então, por que há tanto barulho? A ordem de forças hostis à Rússia é claramente visível, zombaria daqueles que são puros e santos para o povo, e de todos nós que amamos a Rússia, temos orgulho de sua história e cultura, seu trabalho e feitos de armas. Autor: Leonid Maslovsky A opinião expressa na publicação de Leonid Maslovsky é sua posição pessoal e pode não coincidir com a opinião dos editores do site do canal de TV Zvezda.

O surgimento da versão oficial

A história do surgimento da versão oficial dos eventos está exposta nos materiais da investigação do Ministério Público Militar. A façanha dos heróis foi relatada pela primeira vez pelo jornal Krasnaya Zvezda em 27 de novembro de 1941 em um ensaio do correspondente da linha de frente V. I. Koroteev. O artigo sobre os participantes da batalha dizia que "todos morreram, mas o inimigo não foi esquecido".

Mais de cinquenta tanques inimigos se mudaram para as linhas ocupadas por vinte e nove guardas soviéticos da divisão. Panfilov… Apenas um em vinte e nove foi covarde… apenas um levantou as mãos… vários guardas ao mesmo tempo, sem dizer uma palavra, sem comando, atirou em um covarde e um traidor…

O editorial continuou dizendo que os 28 guardas restantes destruíram 18 tanques inimigos e "deram suas vidas - todos os vinte e oito. Eles morreram, mas não deixaram o inimigo passar ... "O editorial foi escrito pelo secretário literário da Estrela Vermelha A. Yu. Krivitsky. Os nomes dos guardas que lutaram e morreram, tanto no primeiro quanto no segundo artigo, não foram indicados.

Críticas à versão oficial

Os críticos da versão oficial, como regra, apresentam os seguintes argumentos e suposições:

Materiais de investigação

Em novembro de 1947, o Gabinete do Procurador Militar da guarnição de Kharkov prendeu e processou I. E. Dobrobabin por traição. De acordo com o arquivo do caso, enquanto estava na frente, Dobrobabin se rendeu voluntariamente aos alemães e na primavera de 1942 entrou em seu serviço. Ele serviu como chefe de polícia na vila temporariamente ocupada pelos alemães de Perekop, distrito de Valkovsky, região de Kharkiv. Em março de 1943, quando esta área foi libertada dos alemães, Dobrobabin foi preso como traidor pelas autoridades soviéticas, mas escapou da custódia, novamente passou para os alemães e novamente conseguiu um emprego na polícia alemã, continuando atividades traidoras ativas, prisões de cidadãos soviéticos e a implementação direta de trabalho forçado para a Alemanha.

Quando Dobrobabin foi preso, foi encontrado um livro sobre 28 heróis Panfilov, e descobriu-se que ele foi um dos principais participantes dessa batalha heróica, pela qual recebeu o título de Herói da União Soviética. Pelo interrogatório de Dobrobabin, foi estabelecido que na área de Dubosekov ele foi de fato levemente ferido e capturado pelos alemães, mas não realizou nenhum feito, e tudo o que está escrito sobre ele no livro sobre os heróis de Panfilov não é verdade. A este respeito, o Gabinete do Procurador Militar Principal da URSS realizou uma investigação completa sobre a história da batalha no entroncamento de Dubosekovo. Os resultados foram relatados pelo Procurador-Geral Militar das Forças Armadas do país, Tenente-General de Justiça N.P. Afanasyev, ao Procurador-Geral da URSS G.N. Safonov em 10 de maio de 1948. Com base neste relatório, em 11 de junho, foi elaborado um certificado assinado por Safonov, endereçado a A. A. Zhdanov.

Pela primeira vez, V. Kardin duvidou publicamente da autenticidade da história dos panfilovitas, que publicaram o artigo “Lendas e Fatos” no jornal Novy Mir (fevereiro de 1966). Uma série de novas publicações se seguiram no final da década de 1980. Um argumento importante foi a publicação de materiais desclassificados da investigação de 1948 pela promotoria militar.

Em particular, esses materiais contêm o testemunho do ex-comandante do 1075º Regimento de Infantaria, I. V. Kaprov:

... Não houve batalha entre 28 homens de Panfilov e tanques alemães na junção Dubosekovo em 16 de novembro de 1941 - esta é uma ficção completa. Neste dia, no entroncamento de Dubosekovo, como parte do 2º batalhão, a 4ª companhia lutou com tanques alemães, e realmente lutou heroicamente. Mais de 100 pessoas morreram da empresa, e não 28, como escreveram nos jornais. Nenhum dos correspondentes entrou em contato comigo durante este período; Nunca contei a ninguém sobre a batalha de 28 homens de Panfilov e não pude falar, pois não houve tal batalha. Não escrevi nenhum relatório político sobre este assunto. Eu não sei com base em quais materiais eles escreveram nos jornais, em particular no Krasnaya Zvezda, sobre a batalha de 28 guardas da divisão que leva o nome. Panfilov. No final de dezembro de 1941, quando a divisão foi designada para a formação, o correspondente da "Estrela Vermelha" Krivitsky veio ao meu regimento junto com representantes do departamento político da divisão Glushko e Yegorov. Aqui ouvi pela primeira vez cerca de 28 guardas Panfilov. Em uma conversa comigo, Krivitsky disse que era necessário ter 28 guardas Panfilov que lutassem com tanques alemães. Eu disse a ele que todo o regimento, e especialmente a 4ª companhia do 2º batalhão, lutou com tanques alemães, mas não sei nada sobre a batalha de 28 guardas ... O capitão Gundilovich deu nomes a Krivitsky de memória, que havia conversas com ele sobre este tema, não havia documentos sobre a batalha de 28 soldados Panfilov no regimento e não poderia ser. Ninguém me perguntou sobre meu sobrenome. Posteriormente, após longos esclarecimentos de sobrenomes, somente em abril de 1942, da sede da divisão, enviaram-me listas de prêmios prontas e uma lista geral de 28 guardas do regimento para assinatura. Assinei estas folhas para conferir o título de Herói da União Soviética a 28 guardas. Quem foi o iniciador da compilação da lista e das listas de premiação para 28 guardas - não sei.

Os materiais do interrogatório do correspondente Koroteev também são fornecidos (esclarecendo a origem do número 28):

Por volta de 23 a 24 de novembro de 1941, junto com Chernyshev, correspondente de guerra do jornal Komsomolskaya Pravda, eu estava no quartel-general do 16º exército ... Quando saímos do quartel-general do exército, encontramos o comissário da 8ª divisão Panfilov Yegorov , que falou sobre a situação extremamente difícil na frente e relatou que nosso povo está lutando heroicamente em todas as áreas. Em particular, Egorov deu um exemplo de uma batalha heróica de uma empresa com tanques alemães, 54 tanques avançaram na linha da empresa e a empresa os atrasou, destruindo alguns deles. O próprio Yegorov não participou da batalha, mas falou com as palavras do comissário regimental, que também não participou da batalha com tanques alemães ... Yegorov recomendou escrever no jornal sobre a heróica batalha da empresa com tanques inimigos , tendo lido anteriormente o relatório político recebido do regimento ...

O relatório político falou sobre a batalha da quinta empresa com tanques inimigos e que a empresa ficou "até a morte" - morreu, mas não recuou, e apenas duas pessoas acabaram sendo traidoras, levantaram as mãos para se render ao Alemães, mas foram destruídos pelos nossos caças. O relatório não mencionou o número de soldados da companhia que morreram nesta batalha e não mencionou seus nomes. Também não estabelecemos isso a partir de conversas com o comandante do regimento. Era impossível entrar no regimento, e Yegorov não nos aconselhou a tentar entrar no regimento.

Ao chegar em Moscou, relatei a situação ao editor do jornal Krasnaya Zvezda, Ortenberg, sobre a batalha da empresa com tanques inimigos. Ortenberg me perguntou quantas pessoas havia na empresa. Respondi-lhe que a composição da empresa, aparentemente, estava incompleta, cerca de 30-40 pessoas; Eu também disse que duas dessas pessoas acabaram sendo traidoras ... Eu não sabia que uma linha de frente sobre esse assunto estava sendo preparada, mas Ortenberg me ligou novamente e perguntou quantas pessoas estavam na empresa. Eu disse a ele que cerca de 30 pessoas. Assim, o número de 28 pessoas que lutaram apareceu, já que de 30, dois acabaram sendo traidores. Ortenberg disse que era impossível escrever sobre dois traidores e, aparentemente, após consultar alguém, decidiu escrever sobre apenas um traidor na linha de frente.

O secretário interrogado do jornal Krivitsky testemunhou:

Durante uma conversa com o camarada Krapivin no PUR, ele se interessou em saber de onde eu tirei as palavras do instrutor político Klochkov, escritas no meu porão: “A Rússia é ótima, mas não há para onde recuar - Moscou está atrás”, respondi que eu eu mesmo inventei...

... Em termos de sensações e ações, 28 heróis são minha conjectura literária. Não falei com nenhum dos guardas feridos ou sobreviventes. Da população local, falei apenas com um menino de 14 a 15 anos, que mostrou o túmulo onde Klochkov foi enterrado.

... Em 1943, da divisão onde 28 heróis Panfilov estavam e lutaram, eles me enviaram uma carta me concedendo o título de guarda. Só estive na divisão três ou quatro vezes.

A conclusão da investigação do Ministério Público:

Assim, os materiais da investigação estabeleceram que o feito de 28 guardas Panfilov, cobertos pela imprensa, é uma ficção do correspondente Koroteev, editor do Krasnaya Zvezda Ortenberg e, principalmente, do secretário literário do jornal Krivitsky.

Suporte à versão oficial

O marechal da União Soviética D.T. Yazov defendeu a versão oficial, contando, em particular, com o estudo do historiador G.A. Kumanev "Feat and Forgery". Em setembro de 2011, o jornal "Rússia Soviética" publicou o material "Faça vergonhosamente ridicularizada", que incluía uma carta do marechal criticando Mironenko. A mesma carta, com pequenos cortes, também foi publicada pelo Komsomolskaya Pravda:

... Acontece que nem todos os "vinte e oito" estavam mortos. E daí? O fato de seis dos vinte e oito heróis nomeados, feridos, em estado de choque, apesar de tudo, terem sobrevivido à batalha em 16 de novembro de 1941, refuta o fato de que uma coluna de tanques inimiga foi parada no entroncamento Dubosekovo, correndo em direção a Moscou? Não refuta. Sim, de fato, mais tarde se soube que nem todos os 28 heróis morreram naquela batalha. Então, G. M. Shemyakin e I. R. Vasiliev ficaram gravemente feridos e acabaram no hospital. D. F. Timofeev e I. D. Shadrin foram feitos prisioneiros pelos feridos e experimentaram todos os horrores do cativeiro fascista. O destino de D. A. Kuzhbergenov e I. E. Dobrobabin, que também sobreviveram, mas por várias razões excluídos da lista de heróis e ainda não foram restaurados nessa capacidade, não foi fácil, embora sua participação na batalha no entroncamento de Dubosekovo, em princípio , não causa nenhuma dúvida, o que foi convincentemente comprovado em seu estudo pelo doutor em ciências históricas G. A. Kumanev, que se encontrou pessoalmente com eles. ... A propósito, o destino desses heróis Panfilov "ressuscitados dos mortos" foi o motivo de escrever em maio de 1948 uma carta do Promotor Militar Chefe, Tenente-General de Justiça N. ​​P. Afanasyev, ao Secretário do Comitê Central de o Partido Comunista de Toda União dos Bolcheviques A. A. Zhdanov ...

No entanto, Andrey Alexandrovich Zhdanov ... imediatamente determinou que todos os materiais da "investigação do caso de 28 panfilovitas", estabelecidos na carta do procurador-chefe militar, foram preparados de maneira muito desajeitada, as conclusões, como dizem, foram "costurado com fios brancos." ... Como resultado, o "caso" não teve mais andamento e foi enviado para o arquivo ...

D. Yazov citou as palavras do correspondente de Krasnaya Zvezda A. Yu. Krivitsky, que foi acusado do fato de que a façanha de 28 homens de Panfilov foi fruto da imaginação de seu autor. Recordando o curso da investigação, A. Yu. Krivitsky disse:

Disseram-me que se me recusasse a testemunhar que inventei completamente a descrição da batalha em Dubosekovo e que não falei com nenhum dos Panfilov gravemente feridos ou sobreviventes antes da publicação do artigo, logo me encontraria em Pechora ou Kolima. Em tal ambiente, eu tinha que dizer que a batalha em Dubosekovo era minha ficção literária.

Provas documentais da batalha

O comandante do 1075º regimento, I. Kaprov (testemunhos dados durante a investigação do caso Panfilov):

... Na empresa em 16 de novembro de 1941 havia 120-140 pessoas. Meu posto de comando ficava atrás do entroncamento de Dubosekovo, a 1,5 km da posição da 4ª companhia (2º batalhão). Não me lembro agora se havia rifles antitanque na 4ª companhia, mas repito que em todo o 2º batalhão havia apenas 4 rifles antitanque ... No total, havia 10-12 tanques inimigos no setor do 2º batalhão. Quantos tanques foram (diretamente) para o setor da 4ª empresa, não sei, ou melhor, não consigo determinar...

Com os recursos do regimento e os esforços do 2º batalhão, este ataque de tanques foi repelido. Na batalha, o regimento destruiu 5-6 tanques alemães e os alemães se retiraram. Às 14-15 horas, os alemães abriram fogo de artilharia pesada ... e novamente atacaram com tanques ... Mais de 50 tanques atacaram nos setores do regimento, e o golpe principal foi direcionado às posições do 2º batalhão, incluindo o setor da 4ª companhia, e um tanque chegou a ir até o local do posto de comando do regimento e incendiou o feno e a cabine, de modo que eu acidentalmente consegui sair do abrigo: o aterro da ferrovia salvou mim, as pessoas que sobreviveram ao ataque dos tanques alemães começaram a se reunir ao meu redor. A 4ª empresa sofreu mais: liderada pelo comandante da empresa Gundilovich, 20 a 25 pessoas sobreviveram. O resto das empresas sofreu menos.

De acordo com dados de arquivo do Ministério da Defesa da URSS, todo o 1075º Regimento de Infantaria em 16 de novembro de 1941 destruiu 15 (segundo outras fontes - 16) tanques e cerca de 800 soldados inimigos. As perdas do regimento, segundo o relatório do seu comandante, ascenderam a 400 pessoas mortas, 600 pessoas desaparecidas, 100 pessoas feridas.

Testemunho do presidente do conselho da vila de Nelidovsky Smirnova durante a investigação do caso Panfilov:

A batalha da divisão Panfilov perto de nossa aldeia de Nelidovo e a junção de Dubosekovo ocorreu em 16 de novembro de 1941. Durante essa batalha, todos os nossos moradores, inclusive eu, se esconderam em abrigos ... Os alemães entraram na área de nossa vila e na junção de Dubosekovo em 16 de novembro de 1941 e foram repelidos por unidades do exército soviético em dezembro 20, 1941. Naquela época, havia grandes deslizamentos de neve, que continuaram até fevereiro de 1942, devido aos quais não recolhemos os cadáveres dos mortos no campo de batalha e não realizamos funerais.

... Nos primeiros dias de fevereiro de 1942, encontramos apenas três cadáveres no campo de batalha, que enterramos em uma vala comum nos arredores de nossa aldeia. E então já em março de 1942, quando começou a derreter, unidades militares levaram mais três cadáveres para a vala comum, incluindo o cadáver do instrutor político Klochkov, que foi identificado pelos soldados. Assim, na vala comum dos heróis de Panfilov, localizada nos arredores de nossa vila de Nelidovo, 6 combatentes do exército soviético estão enterrados. Não foram encontrados mais cadáveres no território do conselho da vila de Nelidovsky.

De uma nota do Coronel-General S. M. Shtemenko ao Ministro das Forças Armadas da URSS N. A. Bulganin em 28 de agosto de 1948:

Não foram encontrados documentos operacionais e documentos através de órgãos políticos mencionando especificamente o feito heróico que realmente ocorreu e a morte de 28 homens de Panfilov na área do entroncamento de Dubosekovo ... instrutor político da 4ª empresa Klochkov (mencionado entre os 28 mi). Portanto, podemos claramente supor que os primeiros relatos sobre a batalha de 28 homens de Panfilov em 16 de novembro de 1941 foram feitos pelo jornal Krasnaya Zvezda, no qual foram publicados o ensaio de Koroteev, o editorial do jornal e o ensaio de Krivitsky “On 28 Fallen Heroes”. Esses relatórios, aparentemente, serviram de base para a apresentação de 28 pessoas ao título de Herói da União Soviética.

Reconstituição da batalha

No final de outubro de 1941, a primeira etapa da operação alemã "Tufão" (ataque a Moscou) foi concluída. As tropas alemãs, tendo derrotado partes de três frentes soviéticas perto de Vyazma, chegaram perto de Moscou. Ao mesmo tempo, as tropas alemãs sofreram perdas e precisavam de algum descanso para descansar as unidades, colocá-las em ordem e reabastecer. Em 2 de novembro, a linha de frente na direção de Volokolamsk havia se estabilizado, as unidades alemãs ficaram temporariamente na defensiva. Em 16 de novembro, as tropas alemãs voltaram à ofensiva, planejando derrotar as unidades soviéticas, cercar Moscou e encerrar vitoriosamente a campanha de 1941.

O destino de alguns Panfilov

  • Momyshuly, Bauyrzhan. Após a guerra, o bravo oficial continuou a servir nas Forças Armadas da URSS. Em 1948 graduou-se na Academia Militar do Estado-Maior General. Desde 1950 - Professor Sênior na Academia Militar de Logística e Suprimentos do Exército Soviético. Desde dezembro de 1955, o coronel Momysh-uly está na reserva. Membro da União dos Escritores da URSS. Ele entrou para a história da ciência militar como autor de manobras e estratégias táticas que ainda estão sendo estudadas nas universidades militares. Ele deu palestras sobre treinamento de combate durante uma visita a Cuba em 1963 (publicado em jornais de língua espanhola). Encontrou-se com o Ministro da Defesa de Cuba, Raúl Castro, e foi agraciado com o título de comandante honorário do 51º regimento das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba. Nas instituições de ensino militar dos EUA, Cuba, Israel, Nicarágua, a experiência militar de Momyshuly é estudada separadamente. "Volokolamsk Highway" tornou-se um livro de leitura obrigatória para membros do Palmach e, mais tarde, para oficiais das Forças de Defesa de Israel. Fernando Heredia escreveu que "a maioria dos cubanos começa seu estudo do marxismo-leninismo na estrada de Volokolamsk." Ele morreu em 10 de junho de 1982.

Alma-Ata, parque com o nome de 28 guardas Panfilov. Uma pedra memorial dedicada a Grigory Shemyakin, que nasceu em 1906 (estilo antigo) ou 1907 (estilo novo) e morreu em 1973, mas o ano da morte está gravado na pedra como 1941, pois, segundo a versão oficial, todos os 28 panfilovitas morreram.

  • Kozhabergenov (Kuzhebergenov) Daniil Aleksandrovich. Oficial de ligação Klochkov. Ele não participou diretamente da batalha, pois pela manhã foi enviado com um relatório a Dubosekovo, onde foi capturado. Na noite de 16 de novembro, ele escapou do cativeiro para a floresta. Por algum tempo ele estava no território ocupado, após o que foi descoberto pelos cavaleiros do general L. M. Dovator, que estavam em um ataque à retaguarda alemã. Após a liberação da conexão Dovator do ataque, ele foi interrogado por um departamento especial, admitiu que não havia participado da batalha e foi enviado de volta à divisão Dovator. A essa altura, uma submissão já havia sido elaborada para conferir o título de Herói a ele, mas após uma investigação, seu nome foi alterado para Askar Kozhabergenov. Faleceu em 1976.
  • Kozhabergenov (Kuzhebergenov) Askar (Aliaskar). Ele chegou à divisão de Panfilov em janeiro de 1942 (assim, ele não pôde participar da batalha de Dubosekov). No mesmo mês, ele morreu durante um ataque da divisão Panfilov na retaguarda alemã. Incluído na submissão para o título de Herói em vez de Daniil Aleksandrovich Kozhabergenov, depois que se descobriu que este ainda estava vivo. Por decreto do Presidium do Soviete Supremo da URSS de 21 de julho de 1942, juntamente com outros panfilovitas, ele recebeu postumamente o título de Herói da União Soviética.
  • Vasiliev, Illarion Romanovich. Na batalha de 16 de novembro, ele foi gravemente ferido e acabou no hospital (de acordo com várias versões, ele foi evacuado do campo de batalha ou apanhado por moradores locais após a batalha e enviado para o hospital, ou rastejado por três dias e foi apanhado pelos cavaleiros de Dovator). Após a recuperação, ele foi enviado para o exército ativo, para a unidade de retaguarda. Em 1943 foi desmobilizado do exército por motivos de saúde. Após a publicação do Decreto que lhe confere o título de Herói (postumamente), ele anunciou sua participação na batalha. Após a devida verificação, sem muita publicidade, recebeu a estrela do Herói. Ele morreu em 1969 em Kemerovo.
  • Natarov, Ivan Moiseevich. De acordo com os artigos de Krivitsky, ele participou da batalha perto de Dubosekov, foi gravemente ferido, levado ao hospital e, morrendo, contou a Krivitsky sobre a façanha dos panfilovitas. De acordo com o relatório político do comissário militar do 1075º Regimento de Infantaria Mukhamedyarov, armazenado nos fundos do TsAMO, ele morreu dois dias antes da batalha - em 14 de novembro. Por decreto do Presidium do Soviete Supremo da URSS de 21 de julho de 1942, juntamente com outros panfilovitas, ele recebeu postumamente o título de Herói da União Soviética.
  • Timofeev, Dmitry Fomich. Durante a batalha, ele foi ferido e feito prisioneiro. Em cativeiro, ele conseguiu sobreviver, após o fim da guerra retornou à sua terra natal. Alegou receber a estrela do Herói, após a devida verificação, recebeu-a sem muita publicidade pouco antes de sua morte em 1950.
  • Shemyakin, Grigory Melentievich. Durante a batalha, ele foi ferido e foi parar no hospital (há informações de que ele foi resgatado por soldados da divisão Dovator). Após a publicação do Decreto que lhe confere o título de Herói (postumamente), ele anunciou sua participação na batalha. Após a devida verificação, sem muita publicidade, recebeu a estrela do Herói. Ele morreu em 1973 em Alma-Ata.
  • Shadrin, Ivan Demidovich. Após a batalha em 16 de novembro, ele foi capturado em estado inconsciente, de acordo com seu próprio depoimento. Até 1945 ele estava em um campo de concentração, após sua libertação ele passou mais 2 anos em um campo de filtragem soviético para ex-prisioneiros de guerra. Em 1947, ele voltou para casa no Território de Altai, onde ninguém o esperava - ele foi considerado morto e sua esposa morava em sua casa com o novo marido. Por dois anos ele foi interrompido por biscates, até que em 1949 o secretário do comitê distrital, que soube de sua história, escreveu sobre ele ao presidente do Presidium do Soviete Supremo da URSS. Após a devida verificação, sem muita publicidade, recebeu a estrela do Herói. Faleceu em 1985.

Memória

Veja também

Notas

  1. M.M. Kozlov. A Grande Guerra Patriótica. 1941-1945. Enciclopédia. - M.: Enciclopédia Soviética, 1985. - S. 526.
  2. Relatório de referência "Em 28 Panfilovitas". Arquivo estatal da Federação Russa. F.R - 8131 cap. Op. 37. D. 4041. Ll. 310-320. Publicado na revista "Novo Mundo", 1997, nº 6, p.148
  3. "Ajustado para o mito" POISK - jornal da comunidade científica russa
  4. Ponomarev Anton. Os heróis Panfilov, que em 1941 detiveram os alemães nos arredores de Moscou, são lembrados na Rússia, Primeiro canal(16 de novembro de 2011). Recuperado em 16 de novembro de 2012.
  5. Gorohovsky A. A famosa façanha de vinte e oito homens de Panfilov na junção de Dubosekovo foi inventada pelos jornalistas da Estrela Vermelha e pela liderança partidária do Exército Vermelho // Fatos: jornal. - 17/11/2000.
  6. Em particular, a perda de 10 tanques em 6 de novembro de 1941 nas batalhas perto de Mtsensk causou uma forte impressão negativa no comando da 4ª Divisão Panzer e foi especialmente notada nas memórias de Guderian - Kolomiets M. 1ª Brigada de Tanques de Guardas nas batalhas por Moscou // Ilustração da frente. - Nº 4. - 2007.
  7. "O soldado do Exército Vermelho Natarov, sendo ferido, continuou a batalha e lutou e disparou de seu rifle até o último suspiro e morreu heroicamente na batalha." Relatório político de A. L. Mukhamedyarov datado de 14 de novembro de 1941. Publicados: Zhuk Yu. A. Páginas desconhecidas da batalha por Moscou. Batalha de Moscou. Fatos e mitos. - M.: AST, 2008.
  8. Feito vergonhosamente ridicularizado // Rússia soviética. - 1.9.2011.
  9. Marechal Dmitry Yazov: “28 heróis Panfilov - ficção? E quem então parou os alemães? //TVNZ. - 15.9.2011.
  10. Cardin V. Lendas e fatos. Anos depois // Questões de Literatura. - Nº 6, 2000.
  11. Transcrição do programa "O Preço da Vitória" 16/10/2006. Rádio "Eco de Moscou". Autor - Andrey Viktorovich Martynov, historiador, Ph.D. (Recuperado em 16 de novembro de 2012)
  12. Isaev A. Cinco círculos do inferno. O Exército Vermelho nos "caldeirões". - M.: Yauza, Eksmo, 2008. - S. 327.
  13. Fedoseev S. Infantaria contra tanques // Ao redor do mundo: revista. - Abril de 2005. - Nº 4 (2775).
  14. Shirokorad A. B.. Deus da Guerra do Terceiro Reich. - M.: 2003. - S. 38-39.
  15. Glória Alienígena // Diário de História Militar. - 1990. - Nº 8, 9.
  16. Veja matéria no programa "Pesquisadores" de 19 de março de 2008 [ especificamos]
  17. Dobrobabin, durante a investigação sobre a questão da reabilitação, afirmou: “Eu realmente servi na polícia, entendo que cometi um crime contra a Pátria”; confirmou que, com medo de punição, ele deixou voluntariamente a aldeia de Perekop com os alemães em retirada. Ele também afirmou que "não teve nenhuma oportunidade real de passar para o lado das tropas soviéticas ou se juntar a um destacamento partidário", o que foi considerado inadequado às circunstâncias do caso.

Os homens de Panfilov são soldados da 316ª Divisão de Infantaria (de 18 de novembro de 1941 - a 8ª Guarda, de 23 de novembro - em homenagem ao seu falecido comandante, major-general I.V. Panfilov), que mostrou em outubro - novembro de 1941 durante as batalhas de Moscou heroísmo em massa em batalhas defensivas na direção de Volokolamsk.

Em 16 de novembro, 28 soldados da 4ª companhia do 2º batalhão do 1075º regimento de fuzileiros sob o comando do instrutor político Vasily Georgievich Klochkov mostraram heroísmo e resistência incomparáveis, ocupando defesas 7 km a sudeste de Volokolamsk, na área de​​ a junção de Dubosekovo.

Os homens de Panfilov em uma batalha de 4 horas destruíram 18 tanques inimigos e quase todos eles foram mortos, incluindo Klochkov, mas não deixaram os tanques alemães passarem. 28 panfilovitas receberam o título de Herói da União Soviética. Esta batalha é conhecida na história como a façanha de 28 heróis Panfilov. 1975 - o conjunto memorial "Feat 28" foi erguido no local da batalha.

28 Panfilovitas (versões alternativas do feito)

Os historiadores modernos veem a batalha de Dubosekovo sob uma luz completamente diferente. Alguns deles até questionam a versão oficial da batalha de 28 Panfilov.

Quantos Panfilov havia?

A investigação, conduzida após a guerra pelo MGB e pelo Ministério Público militar, mostrou que não 28 "guardas panfilofianos" participaram da lendária batalha no entroncamento de Dubosekovo, mas uma companhia completa de 120 a 140 pessoas, que foi esmagada por tanques alemães, tendo conseguido nocautear apenas 5-6 deles. Não mais de 25-30 combatentes sobreviveram, o resto morreu ou foi capturado.

O erro se infiltrou nas primeiras reportagens dos jornais sobre a façanha dos panfilovitas, porque os jornalistas, segundo funcionários políticos, decidiram que a empresa estava incompleta e era composta por apenas 30 pessoas. Como se sabia que no início da batalha dois combatentes desertaram para os nazistas, o editor-chefe do Estrela Vermelha, David Ortenberg, subtraiu dois traidores de 30 e obteve o número 28, que se tornou canônico. No entanto, no ensaio, ele permitiu escrever apenas sobre um traidor, a quem os soldados do Exército Vermelho supostamente atiraram ali mesmo. Dois traidores, e até 30 pessoas, seria muito e não permitiria falar de um renegado insignificante.

Menções de combate

Não há menção de uma batalha com tais detalhes nos documentos oficiais soviéticos ou alemães. Nem o comandante do 2º batalhão (que incluía a 4ª companhia), major Reshetnikov, nem o comandante do 1075º regimento, coronel Kaprov, nem o comandante da 316ª divisão, major-general Panfilov, nem o comandante do 16º exército, general Tenente Rokossovsky. Também não há relatos sobre ele em fontes alemãs (e, afinal, a perda de 18 tanques em uma batalha no final de 1941 foi um evento notável para os nazistas).

A lendária façanha de ficção dos jornalistas?

A versão de que não houve batalha, como tal, foi expressa publicamente por muitos historiadores. Sergei Mironenko, que então chefiava o arquivo do estado, declarou oficialmente que toda a história sobre a façanha dos panfilovitas é apenas um mito. Com base nos arquivos desclassificados, alguns dos historiadores chegaram à conclusão de que a façanha lendária era uma ficção do jornalista do Krasnaya Zvezda, Alexander Krivitsky (secretário literário do jornal), que foi o primeiro a contar sobre a batalha. Uma vez na linha de frente, ele tentou escrever um ensaio sobre os eventos. Tudo sobre a batalha foi registrado a partir das palavras do atual comissário de divisão, que falou em detalhes sobre a batalha. A batalha foi travada pela 4ª companhia, composta por soldados no valor de mais de 120 pessoas, e não 28 heróis, como foi afirmado posteriormente na publicação impressa. Muitos fatos são distorcidos.

Durante o interrogatório, Krivitsky testemunhou: Ao conversar com o camarada Krapivin no PUR, ele estava interessado em saber de onde tirei as palavras do instrutor político Klochkov: “A Rússia é ótima, mas não há para onde recuar - atrás de Moscou”, respondi que eu mesma inventei...

Krivitsky e Koroteev, os autores do material publicado no Krasnaya Zvezda, durante a auditoria afirmaram que se baseavam apenas nas histórias orais de colegas soldados dos mortos e seus colegas, correspondentes de guerra, mas não conheciam ninguém que pudesse saber com certeza os detalhes da batalha. A promotoria militar chegou à conclusão de que a história na forma em que foi publicada no Krasnaya Zvezda era uma ficção artística de jornalistas. Mas realmente houve uma briga.

Prisão súbita

1948 - na região de Kharkov. preso durante a guerra capturado pelos alemães, um ex-soldado Dobrobabin. Durante a prisão, foi encontrado um livro com ele, descrevendo a façanha dos panfilovitas e, em particular, seu nome também foi indicado como um dos participantes mortos na batalha. O Gabinete do Procurador-Geral Militar da URSS conduziu uma investigação, durante a qual foi possível descobrir que várias outras pessoas que foram consideradas mortas na batalha no entroncamento de Dubosekovo sobreviveram, e a colisão descrita pelos jornalistas não possui evidências documentais diretas - e o próprio fato da batalha está em dúvida não definido.

Não só Ivan Dobrobabin sobreviveu. "Ressuscitado" Daniil Kuzhebergenov, Grigory Shemyakin, Illarion Vasiliev, Ivan Shadrin. Mais tarde, soube-se que Dmitry Timofeev também estava vivo. Todos eles foram feridos na batalha perto de Dubosekovo, Kuzhebergenov, Shadrin e Timofeev passaram pelo cativeiro alemão.

Do depoimento do comandante do regimento Kaprov

Todos os 28 heróis Panfilov serviram no regimento de Ilya Karpov. Durante o interrogatório no escritório do promotor em 1948, Kaprov (comandante do 1075º regimento de fuzileiros) testemunhou: “Não houve batalha entre 28 homens de Panfilov e tanques fascistas na junção de Dubosekovo em 16 de novembro de 1941 - esta é uma ficção completa. Naquele dia, na junção de Dubosekovo, como parte do 2º batalhão, a 4ª companhia lutou com tanques alemães e, de fato, lutou heroicamente. Mais de 100 pessoas morreram da empresa e não 28, como está escrito nos jornais. Nenhum dos correspondentes entrou em contato comigo naquele momento; Eu nunca contei a ninguém sobre a batalha de 28 homens de Panfilov, e não poderia dizer, porque não houve tal batalha. Não escrevi nenhum relatório político sobre este assunto. Eu não sei, com base em que materiais eles escreveram nos jornais, em particular no Estrela Vermelha, sobre a batalha de 28 guardas da divisão que leva o nome. Panfilov.

Memorial na junção Dubosekovo, dedicado à façanha de 28 heróis Panfilov

A batalha em Dubosekovo foi

De acordo com depoimentos de moradores locais, em 16 de novembro de 1941, na junção de Dubosekovo, de fato, houve uma batalha entre soldados soviéticos e alemães. Seis combatentes, incluindo o instrutor político Klochkov, foram enterrados por moradores das aldeias vizinhas.

Ninguém duvida que os soldados da 4ª companhia na junção de Dubosekovo lutaram heroicamente.

Não há dúvida de que a 316ª Divisão de Fuzileiros do General Panfilov, em batalhas defensivas na direção de Volokolamsk em novembro de 1941, foi capaz de conter o ataque inimigo, que se tornou o fator mais importante que permitiu aos alemães derrotar perto de Moscou.

De acordo com os arquivos do Ministério da Defesa da URSS, em 16 de novembro de 1941, todo o 1075º Regimento de Infantaria destruiu 15 ou 16 tanques e cerca de 800 soldados inimigos. Ou seja, podemos dizer que 28 caças na junção de Dubosekovo não destruíram 18 tanques e não morreram todos.

descobertas

Com base nas explicações de testemunhas oculares da batalha e centenas de arquivos desclassificados, os historiadores conseguiram estabelecer a verdade - a batalha realmente aconteceu e houve uma façanha. Apenas o fato da existência desses mesmos 28 panfilovitas permaneceu uma grande questão.